Você já parou para pensar como toda a atividade física realizada (jiu-jitsu principalmente) com amigos ou com o seu parceiro pode te trazer vários benefícios para a saúde, além, é claro, de uma boa dose de incentivo diário?
A formação de amizade (geralmente, formamos uma família, não é mesmo?) que vai além do tatame, é uma das muitas questões discutidas dentro da nossa arte suave. É inevitável essa energia que contagia! A motivação que muitas vezes você precisa para ir treinar, seja depois de um dia inteiro de trabalho no qual você acaba saindo renovado após o treino, é algo necessário nos dias atuais.
Sim, é o pós-treino de jiu-jitsu que consegue te provar tudo isso!
Ao contrário da academia de musculação, por exemplo, que você vai sozinho e luta consigo mesmo para ir treinar e vencer a si mesmo, o jiu-jitsu te ajuda a vencer diariamente, seja pelo contato do amigo que precisa de você para fazer a dupla de treino ou através do trabalho mental que a arte suave acaba ajudando você a desenvolver.
Uma pessoa que treina jiu-jitsu é mais feliz, pois ela descarrega as suas frustrações, raivas e tristeza no tatame. É fácil reparar uma pessoa que chega cabisbaixa no treino, calada e no final dele ela já está sorrindo e brincando. Como se em um passe de mágica, tudo que a incomodasse sumisse! Na verdade os problemas não somem, mas depois de um bom treino tudo fica mais leve e conseguimos lidar com eles de maneira mais sensata. É como se o esporte nos desse mais um “gás” para enfrentar a vida lá fora.
Em uma pesquisa realizada pela Filtrated, uma plataforma que analisa equipamentos e treinamentos de academias, constatou que 65% do público feminino evita ir à academia por receio de “olhares tortos”, de acordo com a pesquisa feita com 1.000 participantes, a quantidade cai drasticamente para 36% entre os homens.
“Será que repararam em minhas manchas de suor na camiseta?” “Estou fazendo o exercício da forma certa?” “Pareço desengonçada?” Questionamentos como estes fazem com que mulheres se sintam intimidadas especialmente ao praticarem exercícios como esteira, aparelhos de musculação e abdominais.
- 55% das mulheres sentem que são julgadas por “parecem inadequadas”
- 49% das mulheres se preocupam com a escolha do vestuário para a academia
- 25% das mulheres temem ser estereotipadas por outras pessoas
A insegurança de ser julgada vem da sensação de que todo mundo irá reparar em seus detalhes e movimentos. Mas não é bem assim: a maioria daqueles que frequentam academias estão focados somente em si mesmos, atentos em como executar determinado exercício e concentrados na contagem de séries.
Pois então, toda a forma de incentivo é sempre bem vinda, Aqui entram profissionais como coach, personal, professor e até mesmo a dupla escolhida, sim são eles seus motivadores para que você não perca o foco e siga a risca o planejado.
Leia também:
- Benefícios do jiu-jitsu para mulheres: porque toda mulher deve praticar
- Mulheres na arbitragem do jiu-jitsu: um espaço que também é nosso
- Maria: uma história sobre vida, tranças, jiu-jitsu e câncer de mama
Não posso deixar de abordar que o maior incentivador sempre será você, mas ter apoio sempre será o máximo, principalmente quando falamos daquele que vem de casa!
Mulheres, em sua grande maioria, sofrem com a falta de apoio de seus parceiros para a prática de atividades físicas, mas quando o casal traça objetivos é mais fácil de chegar a um consenso através do diálogo, o que acaba ajudando o casal a trabalhar o companheirismo, fazendo com que comecem a projetar mais metas juntos.
Tem algo mais bacana do que evoluir junto do seu parceiro? Sem competição tudo dá certo até mesmo para você!