Como pudemos conferir na parte I desta matéria, a preparação física deve estar de acordo com a intensidade de treino, ritmo de campeonatos, tempo de luta, dieta, entre outros fatores que caracterizam a individualidade do atleta.
Iniciaremos aqui os temas específicos, como CrossFit, Funcional, Ginástica Natural e Musculação, abordando hoje a Ginástica Natural, com a ajuda do professor e black belt Marcello Sousa, da Cícero Costha, de São Paulo.
Segundo Marcello, a Ginástica Natural é um método de treinamento com mais de 30 anos de pesquisa. Foi criada pelo professor Álvaro Romano e difundida pelo mundo a fora com seu filho Raphael Romano.
De acordo com o site Ginástica Natural, no início, Álvaro Romano aperfeiçoou um tipo de treinamento que ele faria por conta própria para, posteriormente, aplicar em sala de aula, para entusiastas e atletas. Para a segurança dos praticantes, Romano realizou um estudo aprofundado sobre os movimentos. Sua primeira experiência da aplicação de técnicas da Ginástica Natural foi em si mesmo e nos atletas que ele treinou.
“Como um profissional de educação física, minha visão era desenvolver um programa de treinamento, muito além de apenas atividades físicas. Eu construí um treino aplicado a questões de saúde, qualidade de vida e longevidade; o método Ginástica Natural, pode ser praticado por todos que desejam uma integração entre de corpo e mente, seguindo meus conceitos e filosofia de vida. Ginástica Natural é um método de treinamento revolucionário que eu uso no meu exercício diário ao longo de décadas. Hoje em dia eu posso ver como a Ginastica Natural contribuiu para a minha evolução física, mental e espiritual, na minha saúde e qualidade de vida” – Álvaro Romano
A ginástica natural tem fortes influências de artes marciais como o judô e o jiu-jitsu, movimentos dos animais, conhecimentos da educação física e do hatha yoga. O método ajuda a desenvolver habilidades motoras, capacidades físicas, força, equilíbrio, estabilidade do core, mobilidade, resistência, coordenação, técnicas de alongamento e flexibilidade de forma dinâmica e simultânea, noção espacial e, além de tudo, um trabalho brilhante de respiração. Tudo isso acarreta em uma mais vida saudável ao praticante.
“Atletas profissionais do surf e do MMA também praticam complementando seus treinamentos e aguçando suas competências técnicas. Hoje em minhas aulas tenho diferentes perfis de pessoas, diferentes em gêneros, idades, massa corpórea e todos praticam juntos, contribuindo para o caráter social. Dentro dos meus treinos para campeonatos praticamente não faço mais o trabalho de musculação, hoje me preocupo bastante em treinar muito jiu-jitsu, arte que em minha concepção, temos como objetivo ter o controle do corpo alheio. Mas sempre falo com meus alunos: ‘Como posso ter o controle do corpo do meu adversário, se não consigo controlar o meu corpo?’ é aí que entra a Ginástica Natural. Durante meus treinos solo, me sinto como se estivesse dentro de um rola, pois são movimentos de exigem várias valências físicas do me corpo e exigem bastante devido a intensidade, mas o que mais me fascina é a forma que aprendemos a conectar um movimento ao outro sem haver uma quebra, tornando a GN, além de eficiente, mais fluída e bonita de se ver também!” – Marcello Sousa
A Ginástica Natural está presente em 27 países como Brasil, Estados Unidos, Rússia, Emirados Árabes Unidos, Indonésia, Cingapura, Holanda, Áustria, Itália, Suécia, Noruega, Inglaterra, Portugal, Finlândia, Escócia, Espanha, Hungria, Alemanha, Polônia, Suíça, Equador, Peru, México, Panamá, Japão, China e Coreia do Sul; e também nas maiores convenções e eventos de Educação Física ao redor do mundo como Fitness Brasil, ENAF, IDEA, AFEEX, FIBO e IHRSA, tendo expertise aplicado no treinamento de agentes das forças especiais do FBI, DEA e SWAT no estado de Washington DC, nos Estados Unidos.