Se você treina e compete e tem a arte como um estilo de vida, de certo sabe que o respeito é uma das práticas primordiais do esporte. Uma das primeiras lições é aprendermos a ser éticos, disciplinados e sobretudo, a respeitar os parceiros e, no caso dos competidores, os adversários.
Antes de tudo, vamos lembrar algumas coisas:
- Sem adversário não há luta;
- Sem parceiro de treino, não há treino.
Vemos muitas meninas reclamando que não têm adversárias nos campeonatos, mas quando têm, poucas se respeitam de verdade. Falta humildade em algumas atletas para aceitar suas derrotas. Um atleta de verdade não é feito só de vitórias, aliás as derrotas moldam muito mais e proporcionam aprendizados muito maiores do que as vitórias. Ganhar é “fácil”. Difícil é perder, aceitar a derrota e mesmo assim continuar lutando. Perder é difícil, pois exige que se aceite sua falha, e ir lá ao pódio com um sorriso no rosto para , pegar sua medalha de prata ou bronze.
O que muita gente esquece, é que o esporte é para unir, e não para gerar conflitos ou brigas. Essa fase já passou e hoje, o respeito ao adversário deve ser maior. A postura do atleta, ao meu ver deve ser de gratidão e respeito, afinal como dissemos lá em cima… sem adversário não há luta.
Todos querem ganhar, é fato, ninguém treina pra perder. Porém, para se chegar no alto, existem no caminho algumas pedras e alguns obstáculos que fazem parte da estrada. Maturidade é saber colocar cada pedra como se fosse uma escada, para poder chegar no lugar mais alto. E, olha, sinto lhe informar, mas conheci poucos atletas que sempre se saíram vitoriosos.
Você não vai ganhar sempre, por mais que esteja numa boa fase. Existirá um dia em que não estará com a cabeça boa pra lutar. Haverá sempre alguém treinando tanto ou até mais que você; ou um dia que, infelizmente não será o seu. Então, quando perder, leve a parte boa da coisa: você foi lá, fez o seu melhor, se deu, se inscreveu, lutou… fez mais do que muita gente! Quantos estavam em casa sentados no sofá no mesmo dia que você lutou?
Quantos são “campeões de treino”, mas morrem de medo de se inscrever em um campeonato? Tenho certeza que você conhece vários deles. Entendo que o jiu jitsu é o ganha pão de muita gente, e que a vitória muitas vezes significa pagar as contas no fim do mês. Mas o nosso esporte é feito de vitórias e derrotas, e não vai ser em todo campeonato que você poderá subir no lugar mais alto. Você está lá fazendo o que ama, saindo na porrada, está entregando seus movimentos, se testando. Essa deve ser a sua maior motivação, afinal… jiu jitsu é muito mais do que apenas uma medalha no peito e uma premiação.
Seu adversário não é seu inimigo!
Boa semana a todos!
Oss
Leia também: