Jiu-Jitsu: o xadrez do corpo humano

A ideia de que o Jiu Jitsu é uma atividade primordialmente física caiu-se por terra, pois esta modalidade requer um grau muito elevado de condicionamento mental – o que nos recorda o Xadrez, jogo que também requer um nível bom de estratégia e raciocínio.

Vejamos!

Aquela garota que não dá a mínima para a atividade física, só vive lendo livros e não tem vida social X a que, por outro lado, se preocupa apenas com o corpo e nada com o intelecto. O ambos têm em comum? Eles são incompletos! Conhecem o provérbio: “Mente sã em um corpo são” ? Pois é, esses nossos amigos se esquecem deste tal equilíbrio e acabam se prejudicando até mesmo em suas supostas áreas fortes.

No primeiro caso, a prática de qualquer uma das atividades, talvez ainda mais a prática do Jiu Jitsu, possa levar a menina desenvolver qualidades importantes como confiança, força, resistência física, sociabilidade e, é claro, a disciplina. No caso da moça mais preocupada com o corpo,  ela pode aprender que apesar da força ser importante, força sem inteligência e direção não levam à lugar algum.

A posição é fundamental

Para a grande parte dos iniciantes, a maioria dos jogos de xadrez de alto nível pode parecer extremamente entediante e, além disso, como se não bastasse, o jogo se desenrola às vezes por horas. Ao mesmo tempo, no Jiu-Jitsu, vemos lutas do mais alto nível onde nenhum dos dois lutadores parece disposto a tentar finalizar o adversário, preferindo uma abordagem indireta de ganhos de posição, com o jogo baseado em passagens de guarda e raspagens.
Estas características refletem a beleza das duas atividades. “Não ataque seu adversário se não possuir justificativa para isto” se aplica muito bem às duas modalidades.

O melhor ataque pode ser a defesa

Eu acho muito lindo que um sujeito franzino como Hélio Gracie tenha se tornado uma das maiores lendas das artes marciais. Steinitz (exímio jogador de xadrez) revolucionou o xadrez com seu jogo defensivo, super parecido com que nosso saudoso mestre Hélio revolucionou a competição marcial com sua nova arte defensiva. As melhores coisas da vida são difíceis e recompensadoras! Agora me diz aí, vamos buscar equilíbrio, estratégias e ainda aprender defesa pessoal?

 Vou ficando por aqui e até semana que vem 🙂

________________________________________________________________________________
Já viram as nossas novas camisetas? Tá afim de garantir a sua? Contate pelo WhatsApp: 11 9 4821 4067 (Samanta)
C360_2015-11-17-09-23-09-116     C360_2015-11-17-09-27-42-306

Posts relacionados