Benefícios do treinamento funcional para lutadores de Jiu-Jitsu

Olá pessoal, tudo bem? Hoje eu vim aqui para falar sobre quanto o treinamento funcional me ajudou a dar os primeiros passos no Jiu-Jitsu. Apesar de fazer parte do universo da arte suave há cerca de oito meses apenas, não precisei entrar no tatame mais de uma vez para saber que esta arte marcial iria se tornar uma das prioridades da minha vida.

No começo, eu sentia muita dificuldade em controlar a respiração e o meu “gás” acabava rapidinho. Quando meu irmão, que é educador físico, abriu um Studio de treinamento funcional em sociedade com um fisioterapeuta, eu tive meu primeiro contato com a modalidade. Como os dois sabiam que eu era praticante de Jiu-Jitsu, adaptaram todo o treino para o fortalecimento dos músculos e da melhora do meu condicionamento físico.

Isso se refletiu imediatamente na minha disposição para os treinos de jiu. Passei a não sentir mais dificuldade para acompanhar o treino físico na academia antes dos treinos de Jiu-Jitsu, que antes era meu pesadelo e aumentei a quantidade de rolas. Muita gente acha que o treino funcional é apenas uma modinha passageira, mas posso afirmar que, pra mim, fez muita diferença. No último mês precisei me afastar dos treinos tanto de Jiu-Jitsu, quanto do funcional e tenho sentido bastante dificuldade para entrar nos eixos agora que estou de volta.

O exercício funcional atua na melhora de capacidades como força, potência, resistência, flexibilidade, coordenação, equilíbrio, agilidade e velocidade. Também aperfeiçoa o reflexo e o equilíbrio. Pesquisas da área de educação física mostram que o treinamento funcional traz ao lutador de Jiu-Jitsu melhora do desempenho em lutas, já que aumenta a resistência, melhora o acumulo de tensão na musculatura, a resistência de força, que possibilita ao lutador executar os movimentos de alavanca, puxar e empurrar com maior energia. A melhora do tônus e fortalecimento muscular proporciona a diminuição de lesões no ombro, lombar e joelho, que são comuns em lutadores de BJJ.

Atualmente, muitos lutadores têm adotado a modalidade para ajudar na preparação para campeonatos, o que prova sua eficiência para esta finalidade. E você, já adotou o treino funcional ou alguma outra atividade como forma de melhorar seu desempenho na arte suave? Conta pra gente e bons treinos!

Posts relacionados