Há quem diga que treinar Jiu-Jitsu sem kimono refine o jogo do praticante e há também aqueles que dizem que a luta sem kimono é grosseria. Então, seja qual for a opinião, o fato é que as competições sem kimono estão presentes no dia a dia do competidor. O post de hoje vai falar da evolução da modalidade e como tanto homens quanto mulheres devem se portar diante dessa variação do jiu jitsu tão apreciada pelos lutadores. Confira!

Há de se entender que o Jiu-Jitsu com ou sem kimono está evoluindo e está sendo tratado como esporte profissional. Basta observr os campeonatos onde o atleta é respeitado, desde a organização inicial até à premiação. Pra quem não sabe, rolou nesse fim de semana o Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu sem Kimono, na Tijuca – RJ e quem levou o ouro foi um Amazonense: Rudson Mateus Sarmento, de 20 anos.

sem kimono

O atleta conseguiu quatro vitórias na categoria pesado, de até 91 kg, e levou a medalha de ouro para casa. Em 2013, Rudson Mateus já havia ganhado o título de melhor faixa azul do mundo, e nesse ano foi eleito o melhor faixa roxa da Terra na categoria meio-pesado. Com a faixa marrom desde junho, o jovem é promessa no jiu-jitsu mundial.

“A meta é manter os bons resultados na faixa marrom e no ano que vem pegar a faixa preta e lutar por novas conquistas no Brasileiro, no Pan, no Europeu e no Mundial”, afirmou.

Pra quem se interessa na modalidade, darei algumas dicas e logo abaixo seguem as regras das competições:

DICAS:

– Usar uniforme limpo e sem odor (POR FAVOR!);
– Cortar as unhas;
– Não usar correntes no pescoço, punho ou tornozelo;
– Não usar alianças, anéis ou brincos/piercings;

REGRAS:

Exigência de uniformes para Jiu Jitsu sem Kimono:

Homens:
Bermuda majoritariamente de cor preta com até 50% na cor da graduação (faixa) a que o atleta pertence, sem bolsos ou com bolsos completamente fechados, sem botões, fechos ou qualquer peça plástica ou metálica que apresente risco ao adversário, e com o comprimento que atinja no mínimo abaixo da metade da coxa e no máximo até o joelho (menos que 15cm do joelho).

É permitido aos homens a utilização de short ou calça de tecido elástico (colado ao corpo), desde que o atleta as utilize por baixo da bermuda regulamentar. Camisa de tecido elástico (colado ao corpo) com comprimento que cubra a linha da cintura da bermuda, de cor preta ou branca, e com pelo menos 10% na cor referente à graduação (faixa) a que o atleta pertence. Camisas 100% na cor da graduação (faixa) a que o atleta pertence também são aceitas. Os atletas devem utilizar roupas íntimas. O uso de roupa de baixo no estilo “fio dental” ou “tanga” é proibido, sendo aceito apenas o estilo “sunga”.

Mulheres:
Short, calça de tecido elástico (colado ao corpo) ou bermuda majoritariamente de cor preta com até 50% na cor da graduação (faixa) a que a atleta pertence, sendo a bermuda a linha da cintura da bermuda, de cor preta ou branca, e com pelo menos 10% na cor refereida sem bolsos ou com bolsos completamente fechados, sem botões, fechos ou qualquer peça plástica ou metálica que apresente risco ao adversário, e com o comprimento que atinja no mínimo abaixo da metade da coxa e no máximo até o joelho(menos que 15cm do joelho). Camisa de tecido elástico (colado ao corpo) com comprimento que cubnte à graduação (faixa) a que o atleta pertence. Camisas 100% na cor da graduação (faixa) a que o atleta pertence também são aceitas.

Os atletas devem utilizar roupas íntimas. O uso de roupa de baixo no estilo “fio dental” ou “tanga” é proibido, sendo aceito apenas o estilo “sunga”.

Espero que as informações possam ajudar 🙂 Vou ficando por aqui e até a próxima. Até mais galera! OSS

Posts relacionados