Mecanismos do Jiu-jitsu

Mecanismos do Jiu-Jitsu: entenda como funciona essa arte marcial

Primeiro vamos entender o significado de mecanismo no dicionário: combinação de peças para fazer funcionar, por em movimento um aparelho, um engenho; maquinismo; conjunto de elementos que concorrem para a atividade de uma estrutura orgânica; mecânica.

MECANISMOS DO JIU-JITSU

Nossa modalidade é composta de 4 pilares: Filosofia, Jiu-Jitsu desportivo (competições), recreativo ou comercial e Defesa Pessoal.

Basicamente uma prática que envolve técnicas de combate completamente ligadas a aspectos físicos e mentais de quem pratica.

Nosso esporte soma a defesa pessoal em sua raiz com a disciplina como mecanismo de desenvolvimento integral (psicológico, físico e social) para crianças, adolescentes e adultos de qualquer idade. Contribui para a cidadania, combate à violência, respeito aos direitos humanos e inclusão social, oferecendo assim uma nova visão de futuro.

Além das práticas, o Jiu-Jitsu é um suporte, já que a realidade mostra que crianças e adolescentes diminuíram consideravelmente a prática de exercícios físicos e fazem uso de instrumentos digitais como forma de lazer, o que gera consequências negativas para a saúde, tanto física, quanto mental.

mecanismos-do-jiu-jitsu

A modalidade mais praticada no mundo estende sua prática não somente a homens fortes, mas a mulheres, crianças, idosos e pessoas com deficiência, o que vem evoluindo ao longo dos anos através da inclusão, metodologias específicas e equipes comprometidas em profissionalizar seus instrutores fazendo com que o Jiu-Jitsu de fato seja para todos.

Dentro dos mecanismos do jiu-jitsu, existem o Jiu-Jitsu desportivo, que ao longo dos anos vem evoluindo em termos de regulamentação, filiações a diversas federações nacionais e internacionais, o que profissionalizou o esporte, deu maior visibilidade e mídia no Brasil e pelo mundo afora.

Hoje em dia muitos atletas conseguem viver do esporte, tanto ministrando aulas, seminários e workshops, como nas competições, recebendo premiações dependendo de sua colocação, bem como patrocínios importantes.

Atletas competidores através de parcerias ou patrocinadores hoje contam com equipes multidisciplinares nos cuidados como nutrição esportiva, fisioterapeutas, médicos e academias para a preparação física. Ponto importantíssimo, principalmente para atletas de alto nível, já que estes podem ter um índice mais elevado de lesões devido à quantidade e intensidade de treinos e competições.

Através desse acompanhamento, os profissionais conhecem os tipos de lesões que podem ocorrer, necessidade de perda de peso antes das lutas, importância de uma boa nutrição para a saúde do atleta e assim implementam no planejamento medidas para bons resultados.

Já no Jiu-Jitsu praticado por pessoas que não pensam em participar de competições, as equipes e seus professores se preocupam (ou deveriam fazê-lo) em conhecer as diferentes capacidades apresentadas por seus alunos, com diferentes níveis de habilidade, que servem para determinar um padrão técnico consoante às possibilidades do aluno em executá-lo.

Muitas pessoas buscam nas academias de Jiu-Jitsu o autocontrole, controle da ansiedade, agressividade, controle de peso, novas amizades, disciplina e foco. Não é à toa que alguns mestres da nossa arte suave ministram palestras e workshops em empresas e comunidades, levando a filosofia para a vida de profissionais de outras áreas e cidadãos no sentido de auxiliar nesse controle emocional e tomadas de decisão.

O essencial dos mecanismos do jiu-jitsu é saber que pode acontecer, com qualquer um e em qualquer momento da sua trajetória nessa prática que:

  • No tatame você irá ganhar e perder, mas entenderá que não se trata disso;
  • Em algum momento você poderá pensar em desistir;
  • Pode não entender o processo de evolução;
  • Em algum momento da vida não conseguirá treinar regularmente;
  • Pode ficar afastado(a) por um tempo devido a alguma lesão.

Ter essa consciência e um professor ou professora preparado para entender suas particularidades é essencial para uma orientação. Nenhuma atividade na vida é isenta de riscos. Você pode adaptar esta à sua realidade traçando pequenas metas para acompanhar sua evolução, definir expectativas razoáveis, não se comparar a ninguém, entender que não é invencível, deixar o ego e a vaidade do lado de fora da academia, frequentar uma escola onde se sinta seguro(a) e feliz.

Os principais mecanismos do Jiu-Jitsu são o respeito à individualidade, o senso de humanidade e a humildade.

Bons treinos!

Posts relacionados

frases-para-jiu-jitsu

Melhores frases para jiu jitsu em 2024

Quais as melhores frases para jiu jitsu? É muito comum, quando chegam novos alunos na academia, eles ficarem super empolgados com a filosofia do jiu-jitsu,