Vida em geral e no jiu-jitsu voltando ao normal: Esperança e alívio

O que era para ser quinze dias, chegou a quase dois anos, entre o abre e fecha das academias por todo Brasil.

Os treinos em casa ficaram cada vez mais comuns para os alunos e professores, mas e a saudade da academia, como ficava?

A comodidade foi tomando conta dos treinos e o tempo para o jiu jitsu já não existia mais. Ver as academias de portas abertas faz acender  a vontade de estar dentro do dojo, treinando, rindo, competindo e o mais importante fazendo amigos.

O jiu jitsu torna uma grande família, onde o calor humano e o contato físico é indispensável entre um treino e outro. Aos poucos, os treinos de jiu jitsu estão voltando ao normal, trazendo um sentimento de alívio e esperança em ver o tatame lotado de novo.

Adaptação vai ser uma palavra conhecida por todos depois da famosa quarentena. Muitas academias ainda estão se adaptando ao novo estilo de vida com distanciamento e cuidados, afinal, alunos e professores estão começando juntos tudo de novo,

A importância do esporte depois da quarentena

isolamento social mostrou o quanto o esporte é importante para a saúde física e mental.

Com a vida voltando ao normal, as pessoas estão procurando realizar algum tipo de atividade física, sentimos as diferenças em parques de caminhada, academias e tatames enchendo de pessoas procurando por um novo estilo de vida.

A saúde mental é tão importante quanto a saúde física e a arte marcial é um grande aliado contra qualquer desfecho mental. O jiu-jitsu é um esporte conhecido por ajudar nas doenças psicológicas como depressão e ansiedade.

A saúde física também é importante e com o isolamento social o ganho de peso fica cada vez maior em todos os brasileiros. Por tudo que a quarentena nos trouxe, muitas caras novas estão aparecendo nas academias, e não podemos deixar de lembrar  o quanto é importante perceber os sinais, e ajudar sempre os colegas que estão começando.

Tudo novo de novo

A quarentena trouxe uma grande adaptação para a minha vida fora dos tatames. Voltar aos treinos não é fácil: falta de gás, rendimento caindo, mas ao final de cada treino vem aquela sensação de cansaço e felicidade, que faz perceber o quanto o jiu-jitsu é indispensável para o seu dia a dia.

Quase dois anos se passaram e parece que a vida ficou parada, andando em câmera lenta e a graduação e campeonatos cada vez mais longe. É tão bonito e emocionante ver os estádios se enchendo de atletas aos poucos!

Já posso voltar a sonhar com a faixa preta na cintura. O que não pode é desistir. Foram dias difíceis para todos, mas estamos conseguindo “ver a luz no final do túnel”, não é mesmo?

Agora chegou o momento de correr atrás do que ficou pra trás. É tão bom ver os estádios abrindo, aquele pensamento: “em qual campeonato vou participar?” e a luta para baixar o peso que veio junto com o isolamento social.

Assim como as máscaras serão ainda indispensáveis no nosso dia a dia, o esporte também precisa ser, afinal, é questão de saúde. Vamos aprender e nos reinventar com o novo que está chegando, mas não podemos deixar de treinar.

Me conta aqui, o que mudou no seu treino depois da pandemia?

Posts relacionados