Destreinamento X quarentena: qual o impacto na vida do atleta?


Os praticantes de jiu-jitsu, assim como os de outras modalidades esportivas ao redor do mundo, estão afastados de seus locais de treinamento devido à pandemia do novo coronavírus. Recentemente, a International Brazilian Jiu JItsu Federation – IBJJF, emitiu um comunicado anunciando o cancelamento da agenda de competições para o ano de 2020. Isso gerou um impacto enorme na comunidade do jiu-jitsu, tanto para os atletas como para árbitros e outros profissionais que atuam direta ou indiretamente na realização dos eventos.

Não temos ideia de quanto tempo o distanciamento social e o confinamento ainda vão durar, portanto, é fundamental se manter ativo(a) e conectado a arte suave de alguma forma. No texto de hoje, abordarei um tema comum no meio do treinamento esportivo: o destreinamento e os efeitos que ele pode promover na performance dos atletas. O destreinamento pode ser entendido como uma perda parcial ou completa das adaptações anatômicas, fisiológicas e de desempenho como consequência da redução ou interrupção do treinamento.

A redução do treinamento é programada e ajustada para diminuir a carga de treino durante um período variável de tempo. Nesse caso, é uma tentativa de reduzir o estresse fisiológico e psicológico do treinamento diário, e normalmente é realizado em um período próximo às principais competições. Já a interrupção do treinamento pode ser temporária (lesões, por ex.) ou abandono completo de um programa sistemático de condicionamento físico (lesão ou doença crônica, que pode desqualificar o atleta para a prática esportiva competitiva, por ex.).

O corpo humano saudável se ajusta aos estímulos fornecidos pelo ambiente, por exemplo, quem vai a La Paz, na Bolívia (3640m de altitude), certamente enfrentará dificuldades, como falta de ar e fadiga em tarefas simples. Mas após alguns dias, o organismo lança mão de mecanismos adaptativos, os efeitos amenizam e é possível retornar a atividade praticamente normal.

Assim como o organismo exposto regularmente a um nível de exercício, pode lidar com maiores cargas de trabalho e, consequentemente, terá um desempenho melhor em competição. Uma vez que há uma interrupção no estímulo adaptativo, o organismo pode reverter, em maior ou menor grau, as adaptações observadas durante a fase de ganho, respeitando um dos princípios da teoria geral do treinamento desportivo, denominado REVERSIBILIDADE.

Com isso, os níveis de força, massa muscular e condição cardiorrespiratória, entre outras adaptações, podem sofrer uma redução importante e comprometer o desempenho físico, caso não sejam controlados de forma correta. Outro fator importante é que o atleta master possui uma margem de perda menor em relação aos mais novos, que estão no ápice de sua condição física e, com a redução drástica do volume e intensidade dos treinos, poderão sofrer o efeito da reversibilidade de forma mais aguda. Sendo assim, é fundamental conhecer os efeitos da redução ou interrupção do treinamento para obter sucesso na preparação esportiva.

Todos estão passando pela pandemia atualmente, mas nem todos estão na mesma condição de treino. Existem atletas treinando, outros treinando o que é possível de acordo com seus recursos e ainda alguns totalmente parados, o que torna as condições desiguais e o retorno às competições, imprevisível. Uma maneira de manter algum grau de condicionamento/adaptação é realizar atividades moderadas, manter o corpo ativo, pois isso pode facilitar o retorno aos treinos mais intensos e diminuir a chance de lesões. Ainda assim, é preciso ter cuidado para não exagerar na dose e buscar orientação com um profissional de Educação Física.

Ainda mais importante, nesse momento, é nos manter seguros e utilizar esse tempo para refletir e buscar maneiras de se reinventar. Pensar em como podemos melhorar como atletas, professores e praticantes. Converse com seus amigos de treino, estudem a história da modalidade, debata sobre regras, enfim, existem muitas maneiras de nos manter conectados com o jiu-jitsu. Uma coisa é certa: tudo isso vai passar em em breve estaremos novamente reunidos no tatame para crescer juntos, com ainda mais força!

Até breve! OSS

Qual sua reação

Curtir Curtir
2
Curtir
Amei Amei
0
Amei
Haha Haha
0
Haha
uau uau
0
uau
Triste Triste
0
Triste
Grr Grr
0
Grr

Comments 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destreinamento X quarentena: qual o impacto na vida do atleta?

log in

reset password

Voltar para
log in