Não é de hoje que sabemos as várias oportunidades que os Emirados Árabes oferecem aos brasileiros praticantes da arte suave. Há alguns meses comecei a escrever sobre esse país que está me chamando atenção por todo o empenho e dedicação que possui em elevar a arte marcial.
Em meio a toda a crise que o mundo inteiro esta passando, devido ao Covid-19, te convido a conhecer o faixa preta que foi além dos bastidores, que através de uma ideia conseguiu projetar sua empresa e que contribui além de tudo para o nosso meio ambiente.
Hoje vou destacar Walter Mattos Filho, faixa preta de Jiu-Jitsu, que por meio do seu trabalho na arte suave acabou se envolvendo e acabou ficando mais próximo deste universo. Empreendedor do Rio Grande do Sul, responsável pela criação da Federação Gaúcha de Jiu-Jitsu (FGJJ). Foi ele que paralelamente ao trabalho de empresário e entusiasta do esporte, também se dedicou a organizar a modalidade no Estado. Atualmente é presidente da Federação Brasileira de Jiu-jitsu (FBJJ).
Walter conheceu o esporte na década de 70 pelas mãos do mestre Carlson Gracie, quando ainda vivia na cidade do Rio de Janeiro. Em 1992, quando voltou ao Estado para exercer sua profissão de piloto de helicópteros, trouxe na bagagem mais de 20 anos de prática de jiu-jitsu. Em solo gaúcho, Mattos fundou, ao lado de Zé Mario Sperry, a Equipe Walter Mattos-Zé Mário, que mais tarde daria origem à academia Sul Jiu-Jitsu (SJJ).
Atualmente, também está à frente na profissionalização da arte marcial, desenvolvendo projetos que permitam inserir atletas no mercado de trabalho e que viabilizem que eles tirem seu sustento da luta.
A arte suave nos Emirados Árabes Unidos encontra-se desenvolvida em muitos setores, dentre eles podemos destacar: escolas, polícia, exército e campeonatos. Mas foi a partir de viagens a Abu Dhabi que Walter visitou uma cidade ecológica onde o empresário acabou se apaixonando pela energia fotovoltáica. Viu então a oportunidade lá e criou juntamente com Zé Mario Sperry uma empresa de energia limpa e sustentável a SONNE.
Sabe-se que a maior fazenda solar do mundo é nos emirados Árabes Unidos, batizada de Noor Abu Dhabi. Ela é capaz de manter uma cidade de 90 mil habitantes. A conclusão desse projeto atingirá a meta de 50% da energia gerada sendo limpa e consumindo 70% menos de carbono, até 2050.
Estamos vivenciando algo que jamais pensamos vivenciar, uma mistura de crise de saúde, existencial e financeira. Estamos, em nossa grande maioria, confinados em nossas próprias casas. Agora é um momento de reflexão, um momento de saber usar toda a sabedoria que a arte suave nos proporcionou, conseguindo extrair ideias fantásticas que surgirão neste período em nossas vidas, para que logo possamos conseguir aplicar em nosso treino, em nossa academia ou em nosso plano de vida. Mesmo não tendo nascido em uma crise, te convido a ter o exemplo da SONNE como inspiração, pois foi através de uma ideia, ou de um “insight” que tudo aconteceu.
“É na crise que nascem as invenções, os descobrimentos e as grandes estratégias. Quem supera a crise, supera a si mesmo!”
Albert Einstein
Foto: Diego Serres