Eis um assunto muito comum mas nem sempre tratado com a devida atenção por todos os atletas, a alimentação.
Desde criança nós já sabemos que devemos nos alimentar bem, consumir legumes, verduras e proteínas para crescermos fortes e saudáveis. Mas é incrível como parece que na idade adulta a gente esquece de grande parte disso, afinal aí já podemos escolher nossa comida, não tem mais a mamãe e o papai no pé, para fazer comer aquele prato ideal.
Mas é preciso se alertar, pois muitas coisas na nossa saúde de corpo e mente envolvem uma alimentação mais equilibrada.
Se for um atleta de alto rendimento, aquele que compete, aí então esse cuidado é ainda mais essencial, pois o desgaste é muito maior que de uma pessoa normal, é uma má alimentação pode levar a lesões e até mesmo baixo rendimento nas competições.
Para falar um pouco mais sobre esse assunto eu fiz uma breve entrevista com Dr. Marcos Staak Jr. que é médico, pós graduado em medicina do esporte, nutrologia e endocrinologia e trabalha com atletas de alto rendimento de lutas, CrossFit e outras modalidades.
Vamos aos esclarecimentos:
Quais alimentos são essenciais no consumo diário de um atleta de jiu-jitsu e como a falta deles afeta o corpo?
Temos como essencial em qualquer planejamento alimentar para atletas o consumo de proteínas de alta biodisponibilidade e vegetais, sempre! Vemos muitas falhas com relação à alimentação em atletas de luta, pelo fato de os mesmos manterem-se com pesos muito mais altos que os de suas categorias e sofrerem na perda de peso próximas aos eventos. Assim, vemos desidratação além do esperado, com sofrimento e redução de performance nos eventos de luta.
A alimentação influencia na prevenção de lesões?
Um aporte calórico e de macronutrientes adequado reduz o risco de lesões por overuse e overtraining, favorecendo a recuperação muscular e minimizando o processo inflamatório gerado pelas microlesões de treino.
É verdade que cada corpo absorve proteínas e nutrientes de uma forma diferente?
Cada indivíduo possui sua quantidade calórica e de macronutrientes que devem ser contabilizados pelo seu nutricionista, o processo de absorção pode ser prejudicado devido a alterações na microbiota ou intolerâncias alimentares e por consequência o atleta perderá e muito seu rendimento físico e performance se não fizer o acompanhamento adequado e tomar os devidos cuidados.
Sendo assim pessoal, como disse o Dr. Marcos, vamos nos atentar mais à alimentação. Afinal de nada adianta treinar insanamente um corpo sem “combustível” para ir até o destino final.
Clube de Vantagens BGM
Kebraossos
Procurando uma rashguard estilosa pra você? Dá uma olhada na Kebraossos! Rashguards, moletons, bodys e muito mais! E o mais legal: temos 10% de desconto em qualquer peça, basta digitar BJJGIRLS na área de compra! www.kebraossos.com