Neste artigo darei dicas para as meninas adaptarem os treinos de jiu-jitsu ao ciclo menstrual, pois esta é uma questão pouco percebida entre muitas de nós.
Antes, há de se relevar a grandeza de ser mulher e ainda estar no tatame lutando, literalmente, por um espaço num mundo majoritariamente masculino e que muitas vezes não reconhece o nosso esforço e questões físicas. Portanto, aqui já se começa a perceber que a tarefa não é das mais simples, mas temos nos superado, e com louvor.
As dicas a seguir servem para ajudar num melhor entendimento sobre como funciona o corpo feminino e por quê muitas de nós não “rendemos” em determinados dias do mês. Uma observação é que se deve levar em conta que cada mulher carrega em si peculiaridades, algumas tem TPM, cólica, fluxo intenso e outras não, mas, no geral, espero que este texto ajude a maioria. Vamos lá:
-
Um período menstrual normal tem ciclo de 28 dias. Do dia 1 ao dia 5 temos menos disposição para exercícios, portanto, mesmo que sua menstruação não a impeça de treinar (fluxo leve a moderado), tente fazer treinos menos intensos. Mas não deixe de se exercitar, pois estar em movimento fortalece a parede abdominal, que ajuda a amenizar cólicas;
-
Do dia 6 ao dia 7 começa o aumento do estrógeno (ou estrogênio) e partir do dia 8, após a menstruação, este hormônio está no pico máximo, portanto é o momento ideal para treinos mais fortes e de longa duração. É também o período perfeito para o ganho de massa muscular, portanto, treine pesado!
-
No dia 14 começa a ovulação e no dia 15 estamos no período fértil. Algumas mulheres percebem este período por conta do aumento da temperatura corporal e da maior lubrificação vaginal. Aqui não há necessidade de grandes alterações na rotina, mas nem todas se sentem dispostas a treinos intensos, portanto, perceber o seu corpo é fundamental.
-
Do dia 16 ao dia 28 é o período menos fértil e a rotina de treinos deve ser mantida, até porque é o período ideal para quem precisa queimar gordura, mas, nos dias que antecedem a menstruação, quando para algumas chega a temida TPM, as mulheres experimentam sensações físicas desconfortáveis, de irritabilidade e até estados depressivos. Aconselha-se a não deixar de treinar nestes dias e, inclusive, que use o jiu-jitsu como válvula de escape. Isso pode fazer um bem enorme e até fazer-nos passar por esse período ilesas.
Os demais cuidados deste período são referentes ao uso de absorventes de acordo com o fluxo e que evitem constrangimentos durante os treinos, como vazamentos, por exemplo. E, lógico, sempre respeite o seu o corpo, se ele pede descanso, dê descanso a ele.
Se for de seu interesse, conheça sobre os coletores menstruais aqui.
Bons treinos!