“Motivação é um impulso interno que leva à ação.”
Muitos dos meus colegas de treino, quando veem minhas fotos treinando, ou no treino mesmo, comentam “nossa Ana, como você consegue ter tanta disposição, me passa um pouco dessa motivação”. Mal eles sabem que para eu estar ali treinando é uma tarefa dura, e sei que no seu dia a dia, você mesmo caro(a) leitor(a), também pode passar por isso, várias vezes ao dia, uma vez que sabemos como é difícil estar ali treinando. Mas como faço para encontrar essa motivação? Vou te contar.
Quando acordo pelo manhã, a tal da motivação, lógico não está comigo, não importa o que eu ame fazer, vem o sentimento de desânimo do nada, disposto a me derrubar e é aí que temos que ser fortes e determinados.
Durante todo o dia vou encontrando formas de me motivar até a hora do treino. O dia é cansativo, aliar trabalho e treino, às vezes cansa muito e se acontece algum momento chato, já vem aquele pensamento, “hoje não vou treinar”, ainda mais quando passo em casa antes, a preguiça toma conta de mim.
Mas o que eu faço? Vou treinar mesmo assim, porque sei que chegando no tatame, vou me sentir bem e no final do treino vou sair feliz e satisfeita de ter vencido mais um dia e é isso que eu falo para todos que me perguntam: “venha treinar, mesmo não estando bem”. Pois é no treino que encontramos as melhores inspirações, exemplo: meu professor, meus amigos e amigas de treino, meu noivo; são eles que me revigoram e dão mais força para seguir firme nos treinos.
Ultimamente, além do autopreparo psicológico, também leio muitos livros, frases, palavras e sigo pessoas que me inspiram nas redes sociais. Um livro muito fascinante que merece ser citado para despertar sua curiosidade é “A bíblia do vencedor” do autor Dr. Kerry Spackman. O livro nos ajuda a ser um vencedor, dando técnicas, práticas de visualização, dicas motivacionais e o mais interessante, faz o leitor montar sua própria bíblia do vencedor.
Nele você escreve frases motivacionais, fotos de pessoas que te inspiram, metas, como fazer para cumpri-las e escolhe quatro pessoas para serem como suas tutoras, que vão te falar no que você é bom e o que precisa melhorar para ser um campeão. Então você vai trabalhando com essas orientações dos tutores e mais as suas próprias impressões.
Após montar seu livro, todos os dias pela manhã, antes de qualquer atividade, deve ser folheado durante cinco minutos. Segundo o autor e neurocientista Kerry, ao folheá-lo, seu cérebro vai se reprogramando, para superar seus limites, aumentar seu desempenho pessoal e atingir seus objetivos. Fiz meu livro e confesso, tem ajudado muito.
Outra opção que já vi muitos atletas contratarem é o coach esportivo, um psicólogo da área do esporte, o qual ajuda diretamente em motivações diárias, medos e receios, antes, durante e pós competição. Mas essa técnica, ainda não tive a oportunidade de conhecer, quando tiver essa experiência, volto e conto para vocês. Por enquanto, esses que mencionei são os que mais me ajudam.
E vocês, que métodos de motivação diária vocês preferem? Compartilhe com a gente!