No período de pré-competição do jiu-jitsu, usualmente os atletas precisam se enquadrar em categorias que na maioria das vezes são menores que o peso habitual. O grande problema é reduzir o peso em curto período de tempo. As estratégias mais usadas são: aumento do volume de treinamento, dieta rigorosa, uso de laxantes e a desidratação (principalmente com o uso diuréticos).
O que muitos não sabem é que o processo de emagrecimento repentino pode trazer prejuízos à saúde do atleta. O aumento do volume do treinamento exige uma maior demanda nutricional, porém a dieta rigorosa adotada, no qual seu organismo não está habituado, não é capaz de suprir a necessidade. Isso causa a diminuição do desempenho aeróbico, anaeróbico, produção de força e funções cognitivas durante o treino e na competição. Os principais sintomas físicos e mentais relatados no estudo realizado por Silveira (2013) foram: fraqueza, fadiga, tontura, “falta de foco”, angústia, irritabilidade, ansiedade e fome constante.
O ideal é que a alimentação esteja incluída na lista de prioridades do atleta de forma rotineira, não apenas para a competição. Se for necessário reduzir o peso, deve ser feito com período de tempo maior para que a dieta não seja rigorosa e atrapalhe o desempenho. Alguns hábitos são fundamentais, como:
- faça boas escolhas alimentares;
- evite bebidas alcoólicas (pelo menos um mês antes da competição);
- mantenha-se hidratado;
- evite tanto o excesso de alimentação quanto ficar com fome;
- diminua o uso de açúcar e sal;
- aumente as fibras da dieta (frutas, verduras, alimentos integrais, etc.);
- alimente-se antes e após o treino para manter os estoques de glicogênio e melhor recuperação
- tenha uma ótima noite de sono (o descanso é fundamental).
Faça seu planejamento! Quantos quilos você precisa perder? Tem quanto tempo para se adequar? Acompanhe a coluna semanal para saber mais detalhes sobre os alimentos e as escolhas ideais para esse processo.
Se for possível, procure um nutricionista esportivo. Sucesso!
—
Leia também:
Redução de peso antes das competições
Perda de peso: quando performance e estética precisam se separar