No final de 2016 eu passei pela minha primeira troca de faixa, e mesmo antes desse dia chegar eu já recebia muitas dicas dos mais graduados que além de ajudar na minha evolução, estavam me preparando para este momento.
Depois da graduação, conversei com atletas de todas as faixas. Alguns dizem que a graduação para azul foi a troca de faixa em que se sentia “mais preparado”. Outros dizem nunca estar preparados para isso, e que essa sensação é extremamente comum.
Meu mestre sempre diz que faixa é um presente que representa a sua evolução pessoal, o seu esforço durante toda a trajetória na faixa anterior, e tudo isso comparado com você mesma (o).
E se você não se sentir tão preparado para receber a nova cor na cintura?
A primeira coisa que tenha a dizer, é que olhar para baixo e ver uma faixa azul foi um tanto quanto estranho, e que no momento em que seu mestre amarra pela primeira vez a sua nova faixa, é como se ela trouxesse 20kg a mais de responsabilidade que vão pesar, e muito, nos próximos rolas. Confesso que foi até estranho chegar na academia no outro dia com a nova queridinha da casa, mas ela também carrega uma história de muito orgulho por ter conseguido chegar até aqui e por saber que existem pessoas que enxergam o que eu muitas vezes não consigo ver.
A graduação é sem dúvidas uma grande responsabilidade. Por isso chama-se “graduação”, que segundo o dicionário significa, dentre outras coisas, dar ao militar as honras de um posto. Junto da honra vem o medo? Claro que vem! A partir de agora eu sei que as pessoas não vão dar moleza e eu também não vou poder dar moleza para quem está chegando. Também sei que essa nova trajetória não é fácil e vai exigir de mim muito esforço e dedicação para passar pelos dias ruins, pelo desânimo que bate quando eu acho que não estou evoluindo, e todos os dias terei que me lembrar da minha motivação para evitar a famosa crise da faixa azul: o amor.
Por esses motivos e outros, todas as vezes que você questionar o seu potencial e a sua evolução, lembre-se que alguém confiou muito em você, guerreira (o) para carregar essa honra. A honra da graduação.
Oss
Leia também: Fim de ano e as graduações