Mas afinal, o que é meditação?
Meditar é o ato de silenciar a mente, de estar no agora, no momento presente. É deixar pra lá o passado e futuro e entrar em contato consigo mesmo, com o seu próprio Eu. Um dos principais fundamentos da meditação é olhar para si, se ouvir e buscar a sabedoria interior. Os afazeres do dia a dia, trabalho e demais compromissos fazem com que nos afastemos de nós mesmos, trazendo assim alguns sintomas de ansiedade, angústia, depressão, medos, sofrimentos, estresses, além de nos sentirmos pressionados etc. A meditação ajuda a manter a calma em momentos de crise, manter o equilíbrio, reconhecer nossos erros, pensar e agir de forma diferente e melhor.
Porém, esses são os primeiros benefícios da meditação – ela vai muito além de bem-estar e qualidade de vida. A meditação é uma técnica de autoconhecimento. Traz a consciência para seu corpo e sua atenção para o agora. Você passa a estar realmente presente em suas ações, vivendo no único momento que existe: o agora.
Como sabemos, os treinos de jiu jitsu exigem uma boa dose de atenção enquanto o professor está passando uma técnica nova. É preciso se concentrar no que está sendo passado para pegar pequenos detalhes, como pegadas, encaixes e ajustes. Se você estiver estressado, preocupado com alguma coisa, provavelmente não aproveitará tão bem o treino.
E mais do que isso, se estiver num dia ruim – ou no caso das meninas, se estiver triste ou de TPM por exemplo – os rolas talvez te deixem mais para baixo ainda, afinal vai levar pressão o tempo todo e a sua carga emocional talvez não te ajude a rolar com a força igual a do seu parceiro.
Nesses casos, a meditação ajuda porque, se for feita 5 ou 10 minutos antes de treinar ou competir, sua vibração mental vai estabilizar, e através da respiração correta, você vai oxigenar melhor os pulmões, e consequentemente o cérebro, te deixando mais calmo, feliz e tranquilo, seja para treinar ou competir.
Veja o depoimento do Enderson Baptista, da Gracie Barra:
“Tenho percebido que, através da meditação, fiquei com a minha atenção e perceptividade mais aguçadas. Mais perceptivo, a cada ciclo respiratório me sinto mais atento. Minha experiência é um exemplo de como nossa mente pode desequilibrar nossa serenidade. Eu não conseguia meditar porque não me desligava das preocupações. Mas, com o tempo aprendi muito com o silêncio e com a mensagem de aceitar sempre a realidade como ela é. No jiu-jitsu, tenho observado que estou mais concentrado, por vezes faço os movimentos de olhos fechados como se tivesse sentindo meu oponente, e na hora dos rolas sinto-me tranquilo e ele com o coração batendo forte, o gás acabando.”
Gostou? Vai rolar um Curso de Meditação da Paula Schurt neste sábado, dia 5. No curso você vai aprender:
– O que é meditação e seus benefícios;
– Glândula Pineal;
– Técnicas de Mindfulness / exercícios de atenção plena;
– Técnicas de respiração;
– Cultura do silêncio.
Fora isso, você ainda ganha um bônus com 6 meditações guiadas!
Tudo isso para melhorar não só os seus treinos e resultados em campeonatos, mas para melhorar sua saúde de forma geral. Medite e seja mais grato, mais feliz!
Mais informações: paulaschurt@paulaschurt.com.br
WhatsApp: 11 98371-9397
www.paulaschurt.com.br
Leia também: