Fala, galera! Em março desde ano eu fui lutar o Sul Brasileiro CBJJ, em Florianópolis e na concentração, acabei conhecendo a Dulce Rosenthal, faixa azul da Essence JJ, filiada a ATMMbjj, do Rio Grande do Sul. Dulce tem 24 anos e além de muita simpatia, tem muita história pra contar. Confira aqui a entrevista que ela deu pra gente no #AtletaDaSemana de hoje:
Dulce deu início à prática do esporte há 7 anos com incentivo de seu primo, Daniel Rosenthal Andrade, e por também por se identificar com a Arte Suave. Sobre as dificuldades no esporte, acredita que a maior foi que, no início, o lugar onde morava a prática do esporte entre mulheres não era tão valorizada. Por isso, o apoio e a criação de aulas específicas pelo instrutor e amigo Fábio Marcos foi fator determinante para o seu desenvolvimento e evolução.
Percebeu também o quão se faz importante um projeto de incentivo e apoio de empresas que valorizem o esporte e enxerguem que a escolha do atleta exige privações e muitas horas de treino e dedicação.
Hoje, Dulce é instrutora e atleta da Essence Jiu Jitsu que é um projeto do Instituto Vitória, nascido da vontade de resgatar os valores e a essência do jiu-jitsu como arte e meio de socialização para os praticantes. Mora no centro de treinamento, e entre aulas e treinos são cerca de oito horas diárias de dedicação. Segundo ela, a busca pela excelência e evolução se fazem através das repetições, foco e força de vontade. Quanto à sua rotina pré-competição, é feito uma periodização tanto da parte técnica quanto física, contando com o acompanhamento de um personal qualificado.
Seus maiores ídolos são: Michelle Nicolini, Mackenzie Dern, Irmãos Mendes e Irmãos Ribeiro.
Confira os principais títulos da atleta:
- Vice-campeã Europeu IBJJF 2016,
- Campeã categoria e terceira colocada no absoluto Sul Brasileiro Cbjj 2016,
- Campeã peso e absoluto Floripa Open IBJJF 2016,
- Campeã Gramado Open IBJJF 2016,
- Campeã peso das 5 etapas da Copa Prime FGJJ 2016 onde foi campeã absoluto de 2 etapas e vice-campeã de 3 etapas.
Hoje ela está na disputa do top ranking da FGJJ.
Sobre o Europeu, ela nos contou que foram lutas difíceis e ela sequer conhecia o jogo das atletas com quem lutou, mas conseguiu impor sua técnica e ritmo de luta. Perdeu a final por vantagens -acredita que por conta do fator nervosismo – além de não ter seu instrutor ao seu lado e a falta de experiência em discernir o momento certo de segurar e/ou travar a luta resultou no segundo lugar na competição.
Quanto à sua alimentação, ela disse que não segue dietas específicas, mas procura mantê-la, de forma geral equilibrada e saudável.
Quanto aos seus planos no esporte, Dulce pretende ser reconhecida no meio esportivo por sua técnica, forma e estilo de luta. Pretende se destacar nos principais campeonatos enaltecendo sua equipe e apoiadores e fazer história entrando para o Hall da Fama da IBJJF juntamente com atletas que lhe inspiram.
“Acredito que não existem barreiras quando se deseja vencer. É fundamental buscar a evolução diariamente com as repetições, ter força de vontade, garra e saber que: ‘competição é a parte fácil, o trabalho está nós bastidores’.”
Não tenho dúvidas que Dulce alcançará seus objetivos no esporte. Treina todos os dias, tem preparo, técnica, força e – mais do que isso – muita vontade de vencer. Dá gosto ver o quanto atletas como Dulce se dedicam todos os dias, abrem mão de estudo, de farra, de N coisas em busca de um sonho. Esse é o trabalho dos bastidores que pouca gente vê. Que Deus te ilumine em seu caminho, Dulce, e te encha de vitórias por onde passar.
E você, quem gostaria de ver por aqui?