Como o título sugere, a dica de hoje é sobre sair da zona de conforto, uma vez que todas (os) sabem que para evoluir devemos nos arriscar, mas a questão é, como fazer?
Se você acha que não consegue ou que não sabe como fazer, você já está errado. Lembra-se daquele seu primeiro dia de aula em que você colocou o kimono, amarrou a faixa (que, convenhamos, fazer isso sem prática já não é nada fácil, rs ) e entrou no tatame? Pois é, ali você estava abandonando a sua primeira zona de conforto, mas o ideal é que não pare ali.
Lógico que é interessante que todos tenham um jogo forte, aquela ou aquelas posições em que temos confiança em fazer, que levamos para os campeonatos. Não me entendam mal, você tem que ter seu jogo, sim, mas as dicas aqui são para que você aumente as suas armas.
Vamos enumerar algumas dicas?
- Você é bom por cima? Amassa todo mundo? Então comece a puxar para a guarda, pois com certeza que você vai precisar disso algum dia. Calma, sabemos que não é fácil, mas comece a fazer com os mais leves ou menos graduados afinal amassar um bem mais leve ou menos graduado usando seu melhor jogo não vai fazer você evoluir tecnicamente, você estará apenas reforçando o que já sabe. Com o tempo, você estará mais confiante, e puxar não será um problema.
- Joga por baixo? Deixe seu parceiro puxar também. Já vi casos de excelentes guardeiras que raspavam, mas não conseguiam se manter em cima e eram raspados por outra pessoa muito menos habilidosa.
- É a (o) mais forte ou a pesada (o) do treino? Não é incomum vermos nas academias aquelas pessoas pesadas que ganham os treinos na pura força sem pensar que ganhar assim não ensina nada a ninguém. Quando for grande com grande, a técnica fará a diferença. Costumo dizer que ser leve e técnico é normal, mas ser pesado e técnico é um sinal de inteligência. Um pesado técnico, amiga (o) leitora, é uma arma poderosa, rs.
- Treine com todos! Variar os treinos faz com que você tenha que lidar com muitos jogos diferentes. Essa é a magia do jiu-jitsu, às vezes ganhamos de alguém que perde para o parceiro de quem ganhamos e etc etc etc..
- Valorize os treinos com aqueles parceiros que ganham de você. Não adianta fugir do treinos em que tomamos prejuízo, são esses que nos fazem querer correr atrás e melhorar.
Ninguém muda da noite para o dia. Você não acorda mais passadora, ou sai raspando todo mundo com uma posição que você viu uma vez na internet. Você também não finalizará todo mundo em segundos. No jiu-jitsu, não existem milagres, é preciso muito treino e é isso que torna a jornada ainda melhor. Nenhum faixa preta é feito em um único dia.
Arrisque-se e permita-se evoluir e aprender a cada dia, afinal a cada faixa que pegamos, o botão do start é acionado e começamos tudo de novo.
E você, o que faz para sair da sua zona de conforto?