O que te motivou a entrar pela primeira vez numa academia de jiu-jitsu?
Nunca pensei que eu pudesse subir num tatame ou vestir um kimono, até que um dia pude presenciar a emoção de estar num campeonato, de poder enxergar a sua própria evolução, a força de vontade e perseverança que é necessária para isso.
O que me motivou a pisar pela primeira vez numa academia de jiu-jitsu foi meu marido (já contei essa história AQUI!). Talvez por compreender a importância que o jiu-jitsu tinha a vida dele, eu sempre estive lá. Depois de um tempo, muita coisa se tornou normal para mim: os hematomas, a falta de tempo, os finais de semana “perdidos” em campeonatos… Comecei a entender um pouco sobre as técnicas e o estilo de vida de um lutador e quando me dei conta já estava seguindo algumas páginas de jiu-jitsu feminino na internet.
Mas o que nos faz cortar as unhas (que muitas vezes já foram bem longas), amarrar os cabelos (até quebrá-los), abrir mão de passeios, modificar a alimentação, encaixar na nossa rotina a preparação para campeonato, maquiar marcas de treinos pesados, dores musculares, etc.?
Se procurarmos no dicionário, encontraremos que motivação é um conjunto de fatores psicológicos, de ordem fisiológica, intelectual ou afetiva, os quais geram entre si e determinam a conduta de um indivíduo. Alguns psicólogos dizem ainda que motivação é uma concentração de energia, estimulada por desejos ou necessidades próprias. Sendo assim, definir uma meta pode ser a forma mais eficaz de manter-se motivado.
Você precisa de condicionamento físico? Quer ser um competidor? Quer ser um black belt? O que te motiva?
A resposta para essa pergunta é singular. Cada pessoa é motivada por uma necessidade ou desejo específico. Algumas são recomendadas por médicos, outras querem emagrecer, algumas querem expandir o ciclo de amizades, buscam pela possibilidade de defesa pessoal etc. Então listei quatro dos muitos sentimentos e motivações diárias que podem exemplificar a minha (e talvez a sua) força para continuar treinando:
1. DESAFIO
A sensação de se sentir desafiada a cada dia nos leva a resultados inacreditáveis! É a partir do autodesafio (porque o jiu-jitsu é um esporte de desempenho e evolução individual) no qual você conquistará outras faixas, lugares em pódios, satisfação pessoal e até mesmo reconhecimento externo. Desafie-se e saia da sua zona de conforto! Novas experiências te farão crescer em todas as áreas da sua vida.
2. MUDANÇAS
Assim como muitas outras pessoas, sou extremamente ansiosa. Em vários momentos importantes da minha vida, tomei ansiolíticos fitoterápicos e passei muitas horas em hospitais. Além disso, sempre cobrei de mim o melhor e sei que foram muitos os fatores que geraram essa autocobrança acima do normal. O esporte me ajuda a controlar os níveis de ansiedade, sabendo que manter a calma e a concentração é extremamente necessário para lutar. Como trabalhar isso? Bora competir!
A autocobrança é comum, porém também precisamos entender até que ponto nossa evolução está ao nosso alcance em cada momento. Em alguns dias, estamos bem e em outros não, isso afeta diretamente o nosso desempenho no tatame, então respeite os limites do seu corpo, não se preocupe tanto com o seu desempenho de um dia particular. Leia mais sobre o assunto aqui.
3. JIU-JITSU LIFESTYLE
Reverenciar o tatame, reconhecer e respeitar a hierarquia, viver uma vida mais saudável. É assim que vivemos. É clichê falar, mas o jiu-jitsu (assim como a maioria das artes marciais) não é apenas uma luta em que você sobe no tatame, faz o seu trabalho e vai embora. Existe, sim, uma preocupação e um cuidado muito grande para que as tradições originais da arte não sejam esquecidas com o passar dos tempos, e também para que sejamos pessoas melhores dia após dia. Não treine apenas, viva o jiu-jitsu!
4. ORGULHO
A partir da ideia de que somos seres livres e mutáveis, acredito que vivemos uma transformação diária. Por querer sempre o melhor de mim, as pequenas realizações se tornam grandes conquistas. Cada grau recebido acompanha a ótima sensação de dever cumprido e a confirmação daquela frase que diz que todo esforço vale a pena! Sempre que conquistar alguma coisa, por menor que possa parecer: orgulhe-se de si mesmo. Só você sabe o quanto lutou para chegar onde está agora.
Desafie-se, orgulhe-se, viva o jiu-jitsu. Permita-se entender o que te motiva e nunca se esqueça disso.
Nós também queremos saber, então compartilhe com a gente nos comentários: qual é a sua motivação diária?
Oss.
Leia também: