Faixa branca não é presa

.

Faixa preta em construção

Diante de  uma grande maratona, o podium sempre é enaltecido. Entretanto, esquecemos de valorizar os primeiros passos da caminhada, isso aplica-se de maneira muito interessante ao jiu jitsu, as pessoas que praticam o esporte em sua grande maioria enaltecem as cores das faixas. Não que isso seja errado, no entanto esquecemos  de apreciar a beleza do início.  Essa faixa que muita gente  menospreza e ridiculariza, é a base de um grande atleta, e portanto merece ser respeitada e admirada.

Fácil é admirar, difícil é despir-se dos preconceitos e se permitir adentrar num mundo novo, cheio de possibilidades. A faixa é parte da construção da sua identidade no Jiu Jitsu. Respeite-a, não precisa idolatrá-la, muito menos despreza-la, mas faz-se necessário o respeito.

Quem é um  faixa preta hoje, foi um faixa branca “ontem”, e sendo um iniciante no esporte, precisou perseverar e continuar na prática da arte suave. Além disso, o faixa branca precisa dedicar-se, observar os mais experientes e aprender com eles o que fazer, e o que não fazer. Faixas brancas possuem identidade em construção e identidade civil, muitas vezes esquecem o nome do atleta e o rotulam: “ ei novato” , “ei tu de branca”…

È imprescindível que a identidade do atleta seja construída numa perspectiva positiva, logo é necessário que essa afirmação de quem eu sou e o que eu posso ser, inicie com o próprio atleta, quando te perguntarem, qual sua faixa? Responda de cabeça erguida:

– Sou faixa branca com muito orgulho!

Não menospreze um faixa branca, ele pode surpreender muitos.

Meus amigos faixas brancas, nós somos a base do jiu jitsu, tenhamos  uma imagem positiva, e busquemos  nos desenvolver no esporte: nada de afobações, não se sinta um lutador profissional: sua estrada está apenas começando.

Agora quero falar com você que pensa que faixa branca é “lanchinho” de graduado: você ontem foi um faixa branca, tenha empatia. Colabore. Oriente. E se possível for não atrapalhe, não lesione, não seja o “predador dos faixas brancas”. Isso é no mínimo desnecessário, para não dizer que soa como  covardia. Qual o mérito que um graduado tem de usar da força excessiva e finalizar de tudo o que é jeito um faixa branca?

E uma última coisinha aos brancas: persista, insista e não desista. Você é um faixa preta em construção.

Oss!

[Pra você que gosta de musculação: estamos com um cupom de desconto na HeavySupps: digite: BJJGIRLS  e ganhe 10% de desconto em qualquer produto individual!

BANNER HEAVY SUPPS

 

Posts relacionados