Fala pessoal, tudo bem? O quadro Atleta da Semana traz hoje alguém como eu, você e tantas outras que dividem o tempo entre trabalho, casa, família e os treinos de Jiu-Jitsu. A sinistra de hoje é Aline Sá, atleta faixa azul da Gracie Morumbi. Confira o nosso bate-papo:
BJJ GIRLS MAG: Há quanto tempo treina Jiu-Jitsu?
Aline: Treino há 2anos e 3 meses.
BJJ GIRLS MAG: Por quê decidiu começar?
Aline: Eu treinava MMA e o meu professor, que era faixa preta de JJ da Ryan Gracie, sempre me dizia que eu levava jeito para Jiu-Jitsu e que iria me dar bem se fizesse. Infelizmente ele parou de dar as aulas de MMA, então um dia passando no meu trajeto para a faculdade vi uma Ryan Gracie e decidi começar a treinar, e daí em diante não parei mais.
BJJ GIRLS MAG: Como é lidar com trabalho, filho (a) e treinos?
Aline: É exaustivo! Me viro nos 30 para ser mãe, dona de casa, estudar (faço faculdade de Educação Física), treinar Jiu-Jitsu e ainda fazer um pouco d musculação. Sonho com o dia em que poderei m dedicar mais ao Jiu-Jitsu.
BJJ GIRLS MAG: Com quanto tempo graduou para a faixa azul?
Aline: Com 1 ano e 1 mês.
BJJ GIRLS MAG: Qual o significado do Jiu-Jitsu na sua vida?
Aline: Acho que defino como superação… Desde que comecei a praticar, me apaixonei e minha vida mudou radicalmente! Antes eu não tinha objetivos, saía muito para baladas e para beber, era solitária e tinha poucos amigos. Hoje tenho como principal objetivo a evolução, tanto nos treinos, como na vida e no meu pessoal. Enfim, superei a solidão, superei muitos dos meus medos, superei o preconceito imposto pela sociedade de ser mulher… através do Jiu-Jitsu me tornei uma pessoa mais forte, mais sensata, com planos e objetivos, me tornei mais ”mulher”.
BJJ GIRLS MAG: Quais os campeonatos que já lutou?
Aline: Os principais:
- Campeã Sulamericano CBJJ;
- Vice-campeã Brasileiro CBJJ;
- Campeã Circuito FPJJ com kimono;
- Campeã Circuito FPJJ sem kimono;
- Campeã 2ª Etapa Circuito FPJJ /ABS 3º lugar;
- Vice campeã 3ª etapa Circuito FPJJ/ ABS 2º lugar;
- Rio Winter IBJJF 3º lugar;
BJJ GIRLS MAG: Quais são os seus planos para o esporte este ano?
Aline: Ganhar os Circuitos FPJJ, Brasileiro CBJJ, Sul americano CBJJ, lutar o Panamericano, o Mundial na Califórnia e lutar todos campeonatos que forem possíveis.
BJJ GIRLS MAG: Pretende dar aulas mais a frente?
Aline: Este é um dos meus principais objetivos, como estou me fazendo licenciatura em Educação Física,quero poder investir na carreira profissional dando aulas de Jiu-Jitsu infantil.
BJJ GIRLS MAG: Qual a dica que você dá pras meninas que pensam em competir?
Aline: Que em meio às dificuldades, nunca desistam de seus objetivos. Nada é fácil de ser conquistado e as coisas pelas quais mais suamos para conquistar são as mais gratificantes. Sempre pensem em superar seus medos e aflições, nervosismo e insegurança fazem parte da rotina de um atleta, e para superá-los, basta dedicação e foco!
BJJ GIRLS MAG: Acredita que o jiu Jitsu pode mudar a vida de alguém? Por quê?
Aline: O Jiu-Jitsu é apaixonante, viciante! Quando se começa a treinar, não dá mais para parar, não digo apenas pela arte marcial, mas pelos laços que você constrói no tatame. No tatame onde treino todos são brothers, não tem distinção de idade, graduação, gênero… todos são iguais e isso provoca um ambiente descontraído, onde todos se divertem e não apenas treinam! O Jiu-Jitsu nos disciplina, constrói caráteres e principalmente nos dá uma nova família. Por isso digo por experiência própria, este esporte é capaz de salvar vidas.
Aline tem 26 anos, tem um filho, cuida da casa, estuda, treina e ainda compete. Temos ainda uma posição bem bacana em nossa página no Facebook. Qual era mesmo a sua desculpa?
Vou ficando por aqui e até a próxima. Oss!