Como assim? Calma, ao decorrer do artigo você vai ver que é mais simples do que parece.
Hoje em dia o mais amador dos atletas já busca um upgrade em seus treinos. Até mesmo aqueles despretensiosos em relação a competições, querem ir um pouco além e ter um destaque dentro de suas equipes. Tem gente que busca ter o maior número de treinos possíveis num dia, outros buscam atividades além do Jiu-Jitsu. Hoje trouxemos algumas dicas dessas possíveis atividades. Confira!
Outras artes marciais
Judô, wrestling, luta olímpica, entre outras artes vão incrementar e muito o seu jogo. Entre quedas, saídas de pegadas nas costas, imobilizações e outras posições que você desconhecia, também terão aqueles pequenos detalhes naquelas sua velhas posições, aqueles segredinhos que cada arte marcial carrega consigo. Só atenção para não confundir as regras, e usar posição que é permitida em uma arte e proibida em outra.
Natação
O esporte mais recomendado pelos médicos, pode trazer vários benefícios a nós do Jiu-Jitsu. Além de aumentar a nossa capacidade cardiorespiratória (que vai dar aquela ajuda no gás), a natação ajuda no desenvolvimento da coordenação motora e amplia nossos movimentos articulares, nos dando mais flexibilidade nas articulações e alongamento sem muito impacto à nossa musculatura, o que é bem útil para nós que temos articulações que sofrem bastante com com os treinos.
Pilates
Sim , Pilates! Ele melhora a nossa capacidade de raciocínio (vai lembrar mais rápido daquela variação), coordenação motora, um grande aumento de flexibilidade por todo corpo, e também é um grande aliado na cura de lesões musculares. Lembrando que temos a multicampeã Bia Mesquita como adepta.
Crossfit , HIIT e Funcional
Para quem curte desafios e superações, acabou de achar o complemento ideal, e ainda tem o bônus de serem feitas em grupo (com exceção do funcional que pode ser feito sozinha), o que ajuda bastante na motivação. Agilidade, equilíbrio, precisão,resistência muscular, explosão e um super condicionamento físico. Não fugindo à regra, toda atividade física deve ter uma avaliação médica prévia, mas essa precisa de uma atenção especial por ser de muito alta intensidade. Apesar de semelhantes em alguns aspectos, são três modalidades distintas, que devem ser acompanhadas por um bom profissional.
Musculação
Hoje com academias lotadas por adeptos de todas as idades, a musculação se tornou fundamental para quem quer se destacar. Converse com seu profissional de educação física e conte-o sobre seus objetivos em relação aos treinos – se quer baixar ou subir de categoria, ganhar força ou agilidade, se quer fortalecer alguma área em específico… afinal, fortalecimento aliás evita lesões. Temos exemplos de atletas de ponta do nosso esporte que não são adeptos da musculação, como o Caio Terra, bi campeão mundial e único peso galo a vencer um campeonato da IBJJF no absoluto e Leandro Lo que começou a malhar após a decisão de subir de categoria e se sair melhor nos absolutos.
Afinal nós jiujiteiras temos que ir além do bumbum na nuca, né?
E se você é aquele tipo de pessoa que tem trabalho, curso, filhos e mesmo assim quer ir além do treino dentro da academia, vale dar aquela pedalada no dia que não tiver aula de Jiu-Jitsu, dar uma corridinha antes do serviço, aproveitar a praia do domingo e dar aquela caminhada ou corrida na areia fofa, enfim: o importante é não parar. Qualquer prática esportiva no fim das contas vai fortalecer nosso corpo, e com o corpo fortalecido temos um jiu jitsu cada vez melhor. Movimento é vida. E como diria o Mestre Rickson Gracie: “um dia sem exercício é um dia irrecuperável”.
Bons treinos à todos!
Oss