(Re) Começar a treinar

Sabemos que a nossa vida tumultuada muitas vezes nos impõe a diminuição do ritmo ou nos obriga a dar uma pausa nos treinos. Isso mesmo, “pausa”, pois vamos considerar que quando paramos, temos em mente que SIM, vamos retornar assim que possível.

Iniciei no jiu jitsu há mais ou menos 12 anos atrás, e durante esse período a vida me reservou várias pausas e recomeços. Trago aqui algumas dicas e experiências que tive nesse tempo.

A primeira, e em minha opinião a mais importante dica é abrir o jogo com seu professor. Sabemos que recomeçar, muitas vezes pode ser difícil e o seu professor será crucial nesse momento. Omitir suas inseguranças pode atrapalhar nesse retorno. Pegue dicas com ele, fale das suas lesões, explique caso esteja sem praticar atividade física há algum tempo e ele poderá te ajudar desde o aquecimento até no momento de casar os seus treinos.

Outro dica é, caso seja permitido em sua academia, chegar uns minutos mais cedo (ou após o treino) e relembrar junto com um parceiro posições básicas que costumava usar. Relembrar os detalhes sempre ajuda.

Na minha última pausa mais longa, nunca estive tão sedentária. Trabalhava o dia todo sentada e não fazia nada além de trabalhar. Tive receio de não terminar nem o aquecimento. Para readaptar o corpo ao movimento, comecei fazendo atividades físicas leves durante 2 semanas antes de retornar. Caminhei, fiz breves corridas e andei de bicicleta. Isso me ajudou bastante a readaptar meu corpo aos movimentos e à atividade física.

Se você está voltando de uma lesão, alerte seu professor e, se preciso, seu parceiro de treino. Nesse momento, estamos não só recomeçando, mas readaptando nosso corpo ao jiu jitsu. Faça rolas mais soltos, sinta até onde consegue ir e nunca hesite em dar os famosos três tapinhas afinal não queremos nos machucar, senão teremos que parar de novo!

É fundamental entender que não vamos voltar com o mesmo gás e habilidades anteriores. Nos primeiros treinos nos sentimos travadas, as posições não fluem tão rapidamente e sentimos aquelas dores musculares normais de todo início, mas não desista, e principalmente: não se frustre. Isso acontece até com os profissionais e você, assim como acontece com eles, pegará o ritmo novamente.

O importante é sabermos que, apesar de difícil, o recomeço é necessário e se estamos nos arriscando numa nova jornada é porque sabemos que a arte suave vale a pena!

E você, pronto para retornar aos treinos?

Leia também:

Posts relacionados