A relação familiar que construímos no jiu-jitsu

Você já parou para pensar o quão importante seus amigos de tatame são em sua vida?

A grande maioria de nós, se dedica algumas vezes por semana à prática da arte suave. É neste mérito que destacamos que muitas vezes estamos na academia por influência de uma amiga, para ser parceira, para ficar para aquela resenha pós-treino. É aqui que construímos nossos mais sinceros laços de amizades que se estendem fora do tatame.

Podemos citar amigos de treino que viram casal, amigos que viram compadres ou até mesmo uma família que cresce dentro do jiu-jitsu, como a Família Gracie, os irmãos Machado e os irmãos Miyao. Conseguiria destacar muitas famílias, mas queremos ressaltar a parte mais importante: a família que construímos dentro do nosso tatame.

É bem verdade, que em época de pandemia muitas de nossas academias ainda não conseguiram voltar a sua rotina normal, o que acaba dificultando o nosso contato físico, mas o que acabou aumentando o nosso contato mais “humano”. Foi preciso se adaptar a falta de abraços apertados e a golpes encaixados do nosso jiu-jitsu e apreender que uma ligação ou uma mensagem pode trazer mais amor a uma amiga ou amigo que agora se faz distante neste momento.

Dividir um grande pedaço da vida com seus amigos os fazem família. Aposto que grande parte deles sabe mais de você do que algum membro de sua família parental. Quero te informar que no momento que você mais precisar, seja qual for este momento, seja ele de alegria ou de tristeza, serão eles os primeiros a estarem ao seu lado!

Esteja presente para os seus amigos. Claro, que sempre sem ir além do seu limite. É preciso entender que primeiro precisamos estar bem, para poder apoiar quem está perto da gente. Às vezes, uma simples mensagem já faz uma diferença enorme.

Tenha certeza que todo o carinho que eles te dedicam, será peça fundamental para você vencer e prosseguir após qualquer situação em sua vida!

Posts relacionados

frases-para-jiu-jitsu

Melhores frases para jiu jitsu em 2024

Quais as melhores frases para jiu jitsu? É muito comum, quando chegam novos alunos na academia, eles ficarem super empolgados com a filosofia do jiu-jitsu,

graduação-no-jiu-jitsu

Graduação no jiu jitsu: como funciona?

A graduação no jiu jitsu é um dos aspectos mais fascinantes e motivadores para praticantes deste esporte. Quem não quer graduar, não é mesmo? Através