Atleta da Semana: Larissa Martins

Mais conhecida como Magrela, a atleta dessa semana é a Larissa Martins e contou um pouco sobre como o jiu-jitsu tem um impacto grande na sua vida. A faixa roxa da Saulo Barbosa Team/Dream Art Project/Alliance conheceu a arte marcial por meio do UFC. Assistir as lutas era o seu programa preferido com o seu pai e sua maior inspiração nas lutas foi a Ronda Rousey.

O jogo da Ronda foi uma grande inspiração na vida da casca grossa, ela admirava cada luta e achava o máximo como ela finalizava com um armlock. A admiração fez a Magrela ir conhecer um pouco mais sobre o esporte. Mesmo se inspirando no armlock da Ronda a faixa roxa tem como finalização preferida o triângulo.

Começou o jiu-jitsu na academia Estrututa, perto da sua casa. Hoje a academia patrocina a faixa roxa. Foi lá que conheceu o seu mestre Saulo Barbosa, foi onde a sua paixão pelo jiu-jitsu começou a crescer.

Dentro do esporte a sinistra tem grandes inspirações como o mestre Saulo Barbosa, os atletas Isaque Bahiense, Michele Xavier, Ana Rodrigues, Erich Munis, Alex Munis e todos os envolvidos do projeto Dream Art.

Rotina de treino

Sua rotina começa cedo, às 5:30 da manhã sai de Mogi das Cruzes (SP) e vai até a academia Dream Art Project que fica em Berrini.

Larissa e a sua parceira de treino Tamiris chegam na academia por volta as 8:30. O primeiro treino é de jiu-jitsu para competição. Na parte da tarde antes do próximo treino, as duas estudam posições e se preparam para os campeonatos, estudando onde podem melhorar.

Às 15h começa um treino de drill e posições. Depois de finalizar o treino da tarde as duas voltam para a cidade de Mogi das Cruzes e vão direto para a academia Saulo Barbosa para fazer o último treino do dia. Duas vezes na semana ela muda um pouco a rotina fazendo dois treinos de jiu-jitsu, preparação física e aulas de inglês.

Hoje a Magrela se dedica 100% ao esporte, contando com ajuda dos seus patrocinadores e do projeto Dream Art, que ajuda com alguns custos, dando grandes auxílio para tudo que uma atleta precisa. É uma grande oportunidade para mostrar o seu trabalho.

No começo a faixa roxa teve que vender trufas, fazer rifas, ajudar a sua mãe na feira com as verduras, fez também uma feijoada do jiu-jitsu para poder custear os gastos com o esporte. Teve também grande ajuda dos pais e do patrocinador Cascagrossa Kimonos.

A atleta conta com o apoio da nutricionista Maya Souza para levar uma alimentação saudável, fazendo oito refeições por dia.

Dificuldades e benefícios do esporte

No geral, ela acho que uma das principais dificuldades do esporte, são os custos com campeonatos, locomoção e passagens, tudo tem um custo muito alto. A atleta teve a sorte de contar com pessoas que a ajudam nesse sentido. Outra grande dificuldade é com as lesões, quando acontece do atleta se lesionar e ter que ficar um tempo parado é difícil se recuperar depois.

O jiu-jitsu trouxe muitos benefícios, como uma grande mudança de vida. Larissa aprendeu a apreciar cada degrau da vida. “Temos que apreciar todos os processos, todos os pequenos degraus que subimos todos os dias, tudo que evoluímos e vamos alcançando. Ele ensina a ter respeito por você mesmo e pelo próximo.”

O esporte trouxe muitos amigos e conheceu muitas pessoas que a ajudaram a construir o seu futuro, além das oportunidades de viagens e poder inspirar e ser referência para outras pessoas.

Principais títulos

BI CAMPEÃ BRASILEIRA PESO E CAMPEÃ ABSOLUTO (CBJJ);

CAMPEÃ ABU DABHI WORLD PROFESSIONAL JIU JITSU CHAMPIONSHIP (UAEJJF);

CAMPEÃ SUL-AMERICANO (IBJJF);

CAMPEÃ SUL BRASILEIRO (4 medalhas de ouro. Categoria de peso e absoluto com e sem kimino) (CBJJ);

CAMPEÃ GRAND SLAM LONDRES (UAEJJF)

BI CAMPEÃ GRAND SLAM RIO DE JANEIRO (UAEJJF)

Posts relacionados

competidora-de-jiu-jitsu (1)

A solidão da competidora de jiu-jitsu

O número de atletas mulheres em competições de jiu-jitsu mundo afora tem crescido consideravelmente. Porém, a verdade é que a grande maioria dessas atletas não