Sobre a presença da equipe em campeonatos

Hoje vamos abrir uma discussão importante que já deve ser um tema de discussões em várias academias, principalmente as que possuem muitos atletas e estes perseguem campeonatos e títulos importantes.

Estamos falando do papel da equipe, do coach e dos amigos de treino na hora da competição. O jiu jitsu tem características interessantes, pois, mesmo sendo um esporte individual, o tatame é um local onde a equipe treina unida, um participa da evolução do outro, mesmo que na hora da luta o atleta esteja só no tatame, todo o trabalho feito anteriormente para se chegar a este campeonato contou com a ajuda de um Mestre e de pessoas que treinam com o atleta na mesma equipe.

No entanto, é comum ver atletas que não tem apoio algum quando estão em ação. Toda semana recebemos e-mails de atletas que entram para lutar e não se escuta nenhum grito de incentivo, ninguém para ficar de coach. Não sabemos os motivos pelos quais seus professores não as acompanham, mas é realmente um caso a se pensar, afinal, é o nome da equipe que a atleta está levando nas costas.

Competir ajuda E MUITO a evoluir o jogo. Lutar um campeonato é bem diferente de fazer um rola – são pessoas desconhecidas te olhando, analisando, é alguém que não é o seu parceiro de treino que vai lutar com você. O nervosismo bate, e sim, é essencial ter alguém com você te auxiliando – mesmo que não haja nenhum nível técnico quando ela grita pra você, só de ter alguém pra te abraçar ao fim da luta, já ajuda MUITO

Este tipo de atitude enfraquece nosso esporte. Precisamos todos aprender a reconhecer este tipo de erro, e estar lá junto com os que lutam diariamente ao nosso lado. Todos passamos por momentos de tensão e estresse antes das competições, e não ter ninguém para te acompanhar durante a luta afeta muito o desempenho de atletas. É muito importante ter pelo menos uma pessoa ao seu lado, uma pessoa que conheça o seu jogo, que consiga te puxar durante a luta, que tenha uma energia boa para te passar e o mais importante: esta pessoa precisa acreditar em você e na sua vitória.

Na maioria das vezes o Mestre toma para si este papel, já que conhece o jogo do aluno e características da sua personalidade, mas existem alunos que se inscrevem em muitos campeonatos e fica difícil acompanhar. Tudo bem, o professor não é só professor – tem uma vida fora do tatame, geralmente tem família, outras atividades e precisa se dedicar à elas. Quando for assim, leve um amigo para te acompanhar, alguém que treine com você e passe a exercer o papel de coach – o que, na maioria dos casos, cumprem o papel brilhantemente.

É muito bonito ver a ligação entre o coach e seu atleta, a energia e a confiança que ele passa é visível, atletas dizem que a única coisa que conseguem escutar durante a luta é a voz de seu coach. Sendo assim, valorize seu mestre e aquele seu amigo que está sempre ao seu lado no dia a dia e no campeonato. Você pode ler mais sobre a relação entre aluno e professor AQUI. 

Seja a diferença, é preciso estar presente para os outros para que eles possam entender a importância desta troca e assim passem a estar presente por você. O jiu-jítsu é muito mais bonito de se ver quando temos uma torcida animada, um atleta bem preparado acompanhado de seu coach pronto para lhe dar todo o apoio necessário na hora da guerra.

E você, já lutou alguma vez sem coach? Qual a importância dele e da equipe no seu desenvolvimento como atleta?

Leia também:

Bom fim de semana à todos! Oss

Posts relacionados