Evolução e equilíbrio

O que você procura dentro do tatame?

Paz interior? Amigos? Um novo namorado? Diminuir a ansiedade e o estresse? Ou apenas se defender? Esses motivos sao muito individuais, e cada um tem “a sua historia” pra contar! A evolução no jiu jitsu é lenta, e o tempo de aprendizagem é diferente de pessoa pra pessoa.

Os efeitos positivos desse esporte na nossa vida também são observados lentamente, mas é quando a gente percebe os resultados positivos, que aumenta mais a vontade de continuar. Todos aqueles movimentos viram um desafio pessoal, e você começa a perceber que pode ir além! Somos capazes de ir muito além do que imaginamos. Só precisamos encontrar esse caminho dentro de nós!  Há quem diga que são necessárias 10 mil horas de treinamento para se alcançar a excelência, ou seja, com muito treino e dedicação a gente chega lá!

O que realmente nos faz excelentes esta dentro de nós, no nosso dia a dia, no nosso trato com os outros, na nossa tolerância com os erros alheios, esse exercício de vida nos faz excelentes, dentro e fora dos tatames! O nosso estado mental reflete diretamente no nosso treino, e nosso treino muitas vezes é o espelho de quem realmente somos. Você gosta de perder? Consegue se controlar diante da raiva?

No Jiu Jitsu, é só uma questão de tempo pra você perceber que, se você começa um treino com raiva, as posições não saem tão facilmente. Você vê que só é possivel realizar os movimentos com uma certa precisão se, estiver com a ” calma necessária” para absorver aquele ensinamento, e é preciso deixar o orgulho de lado pois, caso contrário pode acabar machucando o parceiro de treino, ou a si mesmo!

Não importa a sua graduação ou cor da sua faixa, se seu lema for ganhar a qualquer custo, esteja certo de que você irá aprender bem menos do que a maioria. O que nos faz evoluir no esporte são justamente nossos erros, e  a persistência diante deles. Já ouvi pais de alunos dizendo: “Pra estar aqui tem gostar muito de apanhar” ou ” ele não falta treino por nada”, o que realmente nos faz continuar?

Acredite quem quiser, “apanhar” pode acalmar muito mais do que “bater” e, é essa incerteza que independe de força, que forma um lutador de jiu jitsu. Mente e corpo precisam estar juntos nesse “jogo de xadrez”. Mesmo em um dia cansativo de trabalho, ou estressante em casa, quem pratica Jiu Jitsu não gosta de faltar treino, pois sabe que naquele dia deixou de evoluir um pouco mais ou tem na consciência que foi vencido pela preguiça e, se lembra que vencedores vencem pequenas coisas todos os dias, inclusive a preguica!

Para alguns, o esporte de contato parece nojento, para outros um “agarra – agarra sem fim”, mas o que não se pode negar é que o Jiu jitsu vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil e no mundo! Vem mudando vidas, e ajudando pessoas e as mulheres estão se encontrando nesse mundo novo, e sem julgamentos. O jiu jitsu pode sim ser para todos.

Não importa seu peso, raa, cor, profissão, se você estiver disposto a ser melhor do que ontem, sempre será bem vindo em qualquer lugar!

Bons treinos! Osss

Posts relacionados