Não é recente o gosto por misturar sensualidade com muitas outras coisas que vivemos, registrando, principalmente, em fotos. Há muito tempo acompanhamos diversos tipos de ensaios fotográficos (femininos e masculinos) com os mais diversos temas, e vale ressaltar – no geral olhamos com “normalidade” para tudo isso. Há alguns meses uma polêmica veio à tona na comunidade do Jiu-Jitsu, após ensaio sensual de duas atletas vestidas de kimono.
Os ensaios dividiram opinião: enquanto muitos criticavam e achavam sem necessidade, outros elogiavam as fotos, sabendo separar o sensual do esportivo. O BJJ GIRLS MAG quer saber a sua opinião também – mas antes, acompanhe:
A polêmica mais recente acerca dos ensaios sensuais trajando kimono (ou parte dele) teve início em agosto de 2015, com a divulgação do ensaio sensual da atleta Jena Sapinoso, atleta faixa roxa Carlos Sapão, em São Francisco, Califórnia. Ela foi clicada pelo francês William Burkhardt, dono do site BJJPix. Com a divulgação dessas fotos, o mundo se rendeu aos mais diversos (e até estúpidos) comentários, como “Isso provavelmente não vai ajudar o movimento feminino no Jiu-Jitsu”, ou “Absolutamente estúpido. Definitivamente sem necessidade. Por quê ela pensa que precisa fazer isso, e como isso ajuda o Jiu-Jitsu dela de alguma forma?”
Outra atleta que também foi clicada por William foi Taynara Melo, atleta faixa marrom de judô (na época), e branca de Jiu-Jitsu. E mais uma vez houve bombardeio de comentários negativos em relação ao ensaio, principalmente por elas estarem trajando kimono.
Um fato é que as fotos estão lindas, e nem a beleza das atletas, muito menos o talento do fotógrafo podem ser negados. Mas a questão é vestir o kimono – traje usado e tão respeitado e considerado sagrado demais para fotos sensuais. . Agora, antes de emitir a sua opinião, vamos relembrar algumas coisas.
Quem pratica o esporte (e até quem não pratica) já ouviu falar em Kyra Gracie, da família mais tradicional do mundo no Jiu-Jitsu, penta campeã mundial, entre outros tantos títulos. E quem conhece Kyra Gracie, muito provavelmente já parou alguns segundos pra pensar: “Que gata!” Isso mesmo, ela é linda, sinistra lutando, educada, feminina, e… SENSUAL! Há alguns anos e algumas vezes, Kyra também já foi clicada usando seu famoso kimono rosa (ou partes dele). E na época, quando as pessoas formavam mais opinião própria, e menos replicação de comentários e pensamentos da internet, só se ouviu elogios. Todas as meninas queriam ser a Kyra, linda e uma grande atleta.
Em entrevista ao SporTv, em julho de 2013, Kyra falou sobre a reação dos tios sobre seu mais recente ensaio sensual (em 2013): “Isso foi engraçado porque eu já fui chamada para tirar várias fotos há muito tempo, mas nunca fiz porque eu sempre ficava meio assim pelos meus tios, até que achei que era hora de tirar. Fui fazer umas fotos, quis mostrar que uma mulher pode fazer jiu-jítsu e ser feminina, atrair novos olhares, mas meus tios odiaram, nem viram a revista e não querem nem conversar sobre isso.”. No ensaio citado pela atleta, ela não posou de kimono, mas mostrou a sensualidade e feminilidade que possui, mesmo sendo referência no jiiu jitsu.
Outra atleta que volta e meia aparece em cliques sensuais, com e sem os artigos que usa em seu esporte, é Ronda Housey. A gata dispensa qualquer apresentação, e com grande sucesso no que faz, a beleza da jovem já chamou muito a atenção dos holofotes. Seus cliques arrancam suspiros da macharada, e motivam a mulherada nos cuidados com o corpo. É inspiração!
Todas essas belíssimas fotos, e belíssimas atletas nos levam a tentar entender a polêmica de banalizar ou não o esporte através de fotos sensuais com trajes ou artigos usados no esporte. Não é exclusividade das artes marcias, afinal em todos os esportes temos atletas usando e abusando de suas belezas: tanto mulheres quanto homens (quem nunca viu fotos do Neymar de cueca com a bola de futebol?).
Os dois principais pontos de vista, “o contra” e o “a favor”, se dividem quando se analisa caso a caso. Kyra Gracie, quando sensualizou com seu kimono rosa, ficou linda. Mas hoje em dia, no mundo das polêmicas por qualquer coisa, ninguém mais pode fazer fotos assim? Ou mesmo há tempos atrás quando a Kyra foi clicada, não deveria ter feito?
Sinceramente, se abrirmos nossas mentes, pode não haver tantos motivos para polêmica. São atletas que levam a sério o esporte, são grandes campeãs, são inspirações para iniciantes, e são lindas! Nas redes sociais está cheio disso, e é encarado de forma tão natural que nem percebemos. Não estão sendo modelos turistando nos tatames com um kimono para chamar a atenção. São atletas que garantem sua carreira, seus títulos, suas competências, e posam para fotos mostrando que também podem!
E você, o que acha dos ensaios sensuais esportivos?