Neste fim de semana rolou o BJJ Pro New York. Este evento costuma ser muito aguardado pelos atletas por ser o único campeonato da IBJJF que tem premiação em dinheiro. Este ano alguns fatores apagaram seu brilho, e o primeiro fator tem nome: Bekut BJJ, um evento que acontece na Rússia e que arrastou grandes nomes do Jiu-Jitsu masculino, como os irmãos Miiyao, um dos os primeiros do ranking da IBJJF.
A premiação de $4.000 dólares na categoria absoluto faixa preta masculino não o foi suficiente para segurar estes e vários outros atletas que deram preferência ao Berkut BJJ. O valor da premiação foi o segundo fator no qual o BJJ Pro New York deixou a desejar.
O prêmio oferecido para as garotas faixa preta no absoluto não chegou a ser a metade do que eles pagaram no masculino: $1.500 dólares. Sendo assim, nomes como Dominyka (atual campeã mundial do absoluto faixa preta), Mackenzie, Luiza Monteiro entre tantas outras feras do Jiu-Jitsu feminino não apareceram. A ausência foi notada, sentimos falta de mais lutas femininas e chegamos a imaginar se este foi um boicote das garotas.
Pelo visto além de lutar dentro do tatame, temos pela frente mais uma batalha: a de lutar pela igualdade de pagamento nas premiações dos campeonatos. Há algum tempo existe o movimento #equalpaymentbjj liderado por ninguém menos que Dominyka Obelenyte – alguns atletas sobem no pódio com o cartaz que pede igualdade de pagamento para as garotas. Esta garota tem meu respeito!
E vocês leitores e leitoras, o que pensam sobre este assunto? Deixe sua opinião nos comentários, nós do BJJ GIRLS MAG adoramos discussões saudáveis sobre assuntos que divergem opiniões no Jiu-Jitsu.
Vamos agora aos nomes das vencedoras do absoluto feminino em todas as faixas:
Faixa azul / Adulto / Feminino / Absoluto
1º Lugar – Edith Johanna Sand – Dynamix Fighting Sports
2º Lugar – Alexandra Brynn Coleman – João Paulo Team USA
3º Lugar – Amanda Riggs – Team Lloyd Irvin
3º Lugar – Ambar Villagrán – CheckMat International
Faixa roxa / Adulto / Feminino / Absoluto
1º Lugar – Vannessa Nancy Griffin – Team Lloyd Irvin
2º Lugar – lakita patterson – Team Lloyd Irvin
3º Lugar – Danielle Kelly – Renzo Gracie
3º Lugar – Danielle Ronald Carvalho de Lima – GF Team
Faixa marrom / Adulto / Feminino / Absoluto
1º Lugar – Maria Malyjasiak – Zenith BJJ – Las Vegas
2º Lugar – Ana Talita de Oliveira Alencar – GF Team
3º Lugar – Dina Salverian – TAC Team BJJ
Faixa Preta / Aduto / Feminino / Absoluto
1º Lugar – Sarah Johnel Black – GD Jiu-Jitsu Association
2º Lugar – Megan Ann Nevill – Alliance Marcelo Garcia
3º Lugar – Gegi E Van de Walker – Cia Paulista USA
3º Lugar – Vanessa M. Smith – Marcello C Monteiro Brazilian Jiu Jitsu Academy