Fala galera, estou aqui para contar um pouco do que rolou ontem no U.S Grappling, um campeonato regional que rolou em Greensboro/ North Caroline. Esta organização realiza campeonatos com certa frequência e tem público cativo. Sempre encontramos rostos familiares, porque a comunidade do Jiu-Jitsu aqui é bem unida e eles sempre viajam para as cidades onde rolam os campeonatos.
As regras são um pouco diferentes da dos grandes torneios da IBJJF, como por exemplo a tabela de peso, em que a diferença de peso entre os atletas pode ser bem maior e na pontuação, onde eles incluem pontos para algumas posições que para a IBJJF não existe pontos.
O clima bem agradável e não é raro aparecerem pais, mães e filhos para competir. Houveram lutas de crianças, juvenis, homens e mulheres. Todos com a opção de pagar $75 por duas categorias no caso Gi e No Gi.
As garotas deram um show à parte, caíram para dentro em todas as categorias e o absoluto foi cheio de lutas interessantes. Um fato curioso é que apesar de muitas garotas inscritas, eram todas faixa branca ou azul, não apareceram garotas mais graduadas neste evento. Conversando com algumas delas, fiquei sabendo que elas vêem nestes campeonatos uma forma de se preparar para os campeonatos da IBJJF, onde aparecem mais garotas de estados e países diferentes.
Para as jiujiteiras de viagem marcada para o exterior, esta pode ser uma boa experiência. No site www.usgrappling.com vocês encontram mais sobre as datas, locais, regras e valores. Caso alguém tenha alguma curiosidade ou dúvida, deixe suas perguntas.
Fico muito feliz em respondê-las.