O que usar para me proteger de lesões?

Fala galera! Hoje vamos falar sobre proteção!! O terror de muita gente no Jiu jitsu são as lesões!! O medo de se machucar assola a maioria dos praticantes e não é só por vaidade, não! A questão familiar, por exemplo, é de grande relevância, pois ninguém se orgulha de ver o filho com “orelha de repolho” não é mesmo? E quando as lesões atrapalham a sua profissão?

Temos pessoas das mais diversas áreas praticando Jiu jitsu e em muitas dessas profissões uma lesão pode significar não ter dinheiro no fim do mês. É comum ouvirmos histórias de atletas e praticantes que se lesionaram e tiveram que abrir mão dos treinos por um longo tempo.  E quem aqui gosta de ficar sem treino? Foi pensando nisso que criamos esse post! Existem muitas maneiras de se proteger, e aqui vão alguns itens que podem te ajudar:

ORELHAS: A famosa “orelha de repolho” pode ser evitada com o Protetor de orelha! Ele parece um capacete e é preso em toda a cabeça para não sair! Alguns acham que incomoda, mas geralmente as pessoas só usam na hora do rola, não sendo tão necessário durante os aquecimentos e treino de posições. Quem usa, acaba se acostumando e não larga mais!

PROTETOR DE CABELOS: Esse item me pareceu uma novidade, pois encontrei pouquíssimas meninas usando, e pra testar ate comprei um pra mim! O protetor de cabelos parece uma touca de natação,porem feita de um outro material, que envolve todo o cabelo, e sua amarração é debaixo do queixo. Parece frescura, mas não é! Se alguém já ajoelhou no seu cabelo durante um rola, você sabe do que eu estou falando! E temos outras questões: com o protetor, os cabelos não embaraçam, ficam sem nó, não arrebentam. Se você usa tinta no cabelo, não vai manchar o kimono de ninguém (nem mesmo o seu), e sem contar que você não precisará mais perder seus preciosos fios pelo tatame e nem minutos prendendo o cabelo no meio do rola.

PROTETOR BUCAL: o protetor bucal é aquele que vemos nos lutadores de MMA, que se encaixa nos dentes superiores e inferiores. É feito de silicone e se molda na boca, muito usado por quem possui aparelho ortodôntico (aparelho fixo), mas seu principal objetivo é proteger a ATM (articulação tempro mandibular) que é esse “ossinho” do maxilar, localizado próximo a orelha, ele é responsável pela mastigação e demais movimentos da boca, seu desgaste e/ou desalinhamento pode causar fortes dores de cabeça, náuseas, prejudicar a fala, e até te impedir de comer, já pensou?!

TENSORES: Joelheiras, caneleiras, munhequeiras (punho), entre outros, esses itens de proteção são mais conhecidos por terem o uso no pós operatório, porém as marcas tem se especializado cada vez mais ao desenvolver esses produtos, deixando, por exemplo, as joelheiras acolchoadas, mais resistentes ao suor, que aderem melhor a pele e não escorregam, popularizando assim o uso durante os treinos.

ESPARADRAPOS e Tapes: os esparadrapos são o queridinho do Jiu jitsu, todo mundo que treina tem um dedinho pra amarrar! E vendo isso os fabricantes personalizaram esse item, que atualmente são encontrados de várias cores, inclusive rosa, e alguns possuem uma leve tensão,tornando os bem mais resistentes, duradouros e eficientes. Existem várias técnicas de se amarrar os esparadrapos disponíveis no YouTube.

Nota de alerta: Para as mulheres, nosso sonho de consumo, no que desrespeito a proteção, ainda está nas unhas!.Mas infelizmente a única saída continua sendo cortá-las! Esparadrapos, e outras alternativas na esperança de deixá-las ainda cumpridas, não são recomendadas, por questões de higiene e segurança, afinal, chegar em casa arranhado não é nada divertido.

Espero que vocês tenham gostado! Vamos difundir a proteção, aumentando assim a popularidade desse esporte que tanto amamos, ajudando na construção de um Jiu jitsu para todos!

Osss

Posts relacionados