Nosso papo de hoje é sobre os casais que se formam no tatame. É super natural que amigos de treino se tornem namorados, isto acontece muito frequentemente, porém, estes relacionamentos muitas vezes interferem no treino e no convívio com os demais amigos no tatame.

O que fazer para que seu relacionamento te ajude a evoluir no Jiu jitsu?

A primeira coisa: vocês são namorados e todos ao redor já sabem disto, cenas de amor e/ou ciúmes no tatame podem prejudicar o andamento das aulas, além de deixar todos à sua voltar constrangidos, é claro. Use seu namorado/ namorada para praticar além dos momentos em que estão na aula, façam drills juntos, assistam todas as lutas que puderem, analisem o jogo um do outro e sejam sinceros quanto ao o que você acha que o parceiro deve melhorar: vocês têm que ser os maiores incentivadores um do outro.

Existem muitas pessoas que sofrem por não namorar alguém que pratique jiu-jítsu. Os horários são diferentes, o foco é outro, poucos são os que compreendem o amor que sentimos pelo Jiu jitsu e são capazes de apoiar, e na maioria dos casos ainda há o triste e velho: “ou eu, ou o Jiu jitsu” que  acaba por colocar fim nas relações entre casais que não praticam o esporte juntos.

Então valorizem-se, aproveitem, façam viagens juntos para competir, serão viagens inesquecíveis e farão com que o casal se torne ainda mais unido. E se por acaso o amor acabou e o casal achou melhor se separar, dêem tempo ao tempo, e se precisar, mude de academia: ambos vão precisar de espaço para se recuperar e encontrar o ex no treino todos os dias com certeza não vai ajudar muito.

Há quem prefira evitar sair com “parceiros” de treino justamente por este motivo: caso termine, não fica um clima constrangedor que acabe na saída de alguém da equipe.

Não fale mal sobre seu ex companheiro, nem exponha a intimidade de vocês para os amigos, mesmo que não estejam mais juntos, o respeito pelo colega de tatame deve prevalecer. Tatame é lugar de treino, amizade e muito suor derramado no caminho da evolução, as lições que aprendemos no Jiu jitsu devem ser levadas para a vida.

E você, namora com alguém do jiu jitsu? Conta aqui sua experiência pra gente 🙂

Boa semana à todos! Oss.

Posts relacionados