O que preciso saber antes de entrar no jiu-jitsu?

O que preciso saber antes de entrar no jiu-jitsu?

Oi gente, tudo bem? Hoje vamos falar um pouco sobre o que você precisa saber antes de entrar no jiu-jitsu. Muita gente acha que é só comprar um kimono e começar a aplicar golpes, mas não é bem por aí. Confira o artigo:

Respeito e disciplina

O que preciso saber antes de entrar no jiu-jitsu: a primeira coisa é que, como todas as outras artes marciais, ele preza pelo respeito acima de tudo, não só dentro da academia, mas fora também. Respeito é fundamental, e você não deve usar suas habilidades para brigar na rua, de maneira nenhuma.

Embora existam histórias antigas de jiu-jitsu que envolvem brigas, isso não é incentivado nas academias e não é ensinado para crianças ou adultos. Se você está em uma academia onde as pessoas acham normal usar a técnica fora do tatame com pessoas que não têm esse mesmo privilégio, fuja dessa academia, porque isso não faz parte do jiu-jitsu. O que preciso saber antes de entrar no jiu-jitsu
O que preciso saber antes de entrar no jiu-jitsu

Risco de lesões

Outra coisa importante: o jiu-jitsu é um esporte de contato, então você pode acabar se machucando, especialmente no início, quando você ainda não domina sua força e não sabe equilibrar força e técnica. Respeite seus limites. No começo, é normal levar bronca porque, por precaução, o professor quer preservar o seu corpo inteiro. Isso é importante, já que você precisa estar bem para trabalhar e continuar treinando no dia seguinte.

o-que-preciso-saber-antes-de-entrar-no-jiu-jitsu

Seus dedos vão doer por conta da pegada e do atrito. No início, você pode até perder um pouco da pele, mas com o tempo, você vai se acostumar e até calejar. Se precisar, use esparadrapo para proteger os dedos no começo.

Outra mudança que pode ocorrer no seu corpo é a orelha estourada. Eu treino jiu-jitsu há cinco anos e não tenho orelha estourada, enquanto conheço gente que, com um mês de treino, já estourou. Isso varia de pessoa para pessoa e depende de vários fatores, como a intensidade do treino e com quem você está treinando. Se acontecer, procure um hospital para fazer a drenagem ou, se preferir, peça ajuda na própria academia.

Público majoritariamente masculino

Nós sabemos que o jiu-jitsu ainda é um esporte predominantemente masculino, mas as mulheres estão ganhando cada vez mais espaço. No entanto, é comum você entrar em uma academia e ver a maioria de homens, o que pode desanimar algumas meninas. A boa notícia é que isso está mudando, e já tem muitas academias onde você vai encontrar outras meninas para te apoiar.

Leia também:

Algo importante é levar o aprendizado de cada treino para o seu dia a dia. As trilhas no jiu-jitsu são intensas, e a evolução no esporte pode ser lenta, mas é gratificante. Muitas meninas se orgulham de estar crescendo no esporte, mesmo que às vezes o ambiente seja desafiador.

No começo, você pode achar que nunca vai alcançar o nível dos mais graduados, mas todos já passaram pelo que você está passando e, geralmente, vão te ajudar. O primeiro mês é o mais crítico, mas com o tempo, você vai aprender a se posicionar e a se defender melhor.

Aumento de responsabilidade com a subida de faixas

Se você é graduado, ajude os novatos. Tire um tempo do seu treino para dar dicas e acolher quem está começando. E se você é iniciante, encare a zona de desconforto como aprendizado.

Pessoas de fora podem estranhar o esporte por ser de contato, mas é importante destacar os benefícios que ele traz para sua vida. O jiu-jitsu pode ajudar a equilibrar emoções e melhorar o estilo de vida.

Eu não me arrependo de ter começado no jiu-jitsu. Ele abriu portas pessoais e profissionais e eu quero continuar evoluindo. Nossa missão é difundir o jiu-jitsu para mulheres de todas as idades e para todas as pessoas que precisam de um foco na vida.

Você vai apanhar muito!

E não tem problema nenhum, ok? É absolutamente normal você “sofrer” no começo, pois você ainda não está acostumado com os movimentos novos. E por isso, tenha paciência com o seu processo: VAI MELHORAR! E no início, não se cobre tanto, afinal, você é apenas um faixa branca, não tem responsabilidade nenhuma. Fique tranquilo e curta a caminhada!

Esperamos que tenha gostado desse artigo. Compartilhe com seus amigos se gostou, ok? Oss!

Posts relacionados