Jiu jitsu infantil: conheça a jornada inspiradora de Yasmin Cruz

Dias atrás, conversando com as meninas nos grupos de jiu-jitsu feminino, vi a história de Yasmin, atleta de jiu jitsu infantil no TikTok, que encontrou por acaso o influenciador Toguro no aeroporto, e a partir daí começou a ter mais visibilidade no esporte. Yasmin tem um caminho lindo no jiu-jitsu, e vamos falar um pouco dele nessa entrevista. Vale lembrar que a construção das respostas teve a ajuda de seu pai, William Cruz. Confira:

Como conheceu o jiu-jitsu e há quanto tempo treina?

Conheci o jiu-jitsu aos 5 anos de idade, através da minha irmã mais velha que treinava, e aos 5 anos e meio comecei a treinar.

Como é a sua rotina de treinos? (contando jiu-jitsu e atividades extras, como preparação ou musculação e alimentação também)

Hoje, minha rotina diária de segunda a sexta resume-se a estar de pé às 6 da manhã, tomar meu café da manhã, e preparar meu lanche da escola. Às 7, vou para a escola, pois entro às 7:20. Às 9:30, faço meu lanche na escola. Às 13:00, chego da escola, almoço, faço atividades de casa, que incluem lavar as louças do almoço, atividades da escola e leitura de livros.

Às 15:00, vou para a academia fazer musculação, chegando em casa às 16:30, como algo e me preparo para o treino de Jiu-jitsu das 17:30 às 19:00. Ao chegar em casa, tomo banho, janto, vejo minhas redes sociais, leio, brinco um pouco, e às 22 horas em ponto, estou indo dormir.

Quais são as principais dificuldades no esporte e na carreira de atleta?

No momento, as dificuldades são, como sempre acredito, as mesmas de muitos atletas de jiu jitsu infantil, que incluem a dificuldade com patrocinadores dispostos a apoiar mensalmente para que possamos competir e disputar os melhores eventos do Brasil e até do mundo em alto nível.

Conta a história de como conheceu o Toguro e como isso mudou o rumo das coisas

jiu-jitsu-intantil-yasmin-toguro

Alguns dizem que é sorte; eu afirmo que é Deus. Assim que cheguei no aeroporto de Guarulhos, vindo de Doha após minha conexão no Mundial de Jiu-jitsu de Abu Dhabi, descobrimos que a aviação vendeu nossa passagem, nos deixando para um voo mais tarde.

Foi aí que conheci o Toguro; ele estava no mesmo vôo que o nosso. Contei minha história, ele viu minha medalha e se sensibilizou, pois percebeu que tive que vender docinhos, trufas e até meu melhor brinquedo para ajudar a custear a viagem. Desde então, as coisas têm melhorado, e estou sendo procurada por patrocinadores.

Quais os benefícios que o jiu-jitsu trouxe para a sua vida?

Os benefícios que tive foram disciplina, coragem, realização de alguns sonhos, conhecimento de países, culturas e pessoas. E o melhor, através do jiu-jitsu, estou tendo a oportunidade de ser alguém na vida.

Qual o estilo de jogo que mais gosta e qual sua finalização preferida?

Meu estilo de jogo favorito é sempre estar puxando para guarda, fazendo a raspagem e finalizando pela lapela, mas tenho treinado bastante as adversidades para cada luta.

Quais os seus principais títulos?

  • Mundial em Abu Dhabi;
  • Tetra campeã Sul-americana;
    Tetra campeã Panamericana;
  • Tri Campeã Brasileira;
  • Tri Campeã Internacional;
  • Tri Campeã estadual,;
  • Entre outros títulos, somando 96 medalhas, sendo 93 Ouro, 2 Pratas, 1 Bronze, 12 cinturões e 11 troféus.

Quem são suas maiores inspirações no esporte?

Hoje, minhas fontes de inspiração são eles: Fabrício Andrei, Gabi Pessanha, Brenda Larissa, Sara Galvão, Helena Crevar e minha amiga Mariana Zamorano, muito braba.

Leia também:

Quais os planos para 2024?

Meus planos para 2024 ainda não foram totalmente planejados, mas confesso que o Pan Kids e o Europeu Kids são campeonatos que tenho vontade de participar.

Yasmin, muito obrigada pela sua entrevista! Desejamos que sua jornada até depois da faixa preta seja repleta de vitórias, viagens e medalhas de ouro. Sucesso pra você e sua família!

Se você chegou até aqui, aproveite para apoiar este canal compartilhando esse conteúdo!

Posts relacionados

competidora-de-jiu-jitsu (1)

A solidão da competidora de jiu-jitsu

O número de atletas mulheres em competições de jiu-jitsu mundo afora tem crescido consideravelmente. Porém, a verdade é que a grande maioria dessas atletas não

regras-do-jiu-jitsu

Mergulhe no mundo das regras de jiu jitsu

O Jiu-Jitsu, uma arte marcial de origem japonesa, tem conquistado o mundo com sua abordagem única de enfrentar adversários, sejam ele grandes ou pequenos, mais