Atleta da Semana: Clara Brito

A atleta Clara Brito tem 22 anos, é faixa azul da ZR TEAM Piauí e ingressou no jiu-jitsu com 15 anos. Ela sempre se interessou por esportes que usavam kimonos como uniforme, começou então a procurar lugares que tivessem aulas de jiu-jitsu. Até que encontrou um projeto social onde teve a oportunidade de começar na arte suave e também de participar de alguns campeonatos.

Porém, a atleta desejava dar vôos mais altos e foi então que a mesma se encontrou na equipe que treina hoje, a ZR Team. A partir daí, Clara decidiu focar em lutar apenas campeonatos da CBJJ e IBJJF.

Foi através da equipe atual que a faixa azul conseguiu viajar para os EUA em 2018 para lutar o New York Fall, onde conquistou duas medalhas de bronze nas lutas de kimono e sem kimono. A atleta participou do Porto Alegre Open e se consagrou campeã da categoria, lutou também em Fortaleza e São Paulo onde também levou medalhas da CBJJ pra casa.

Seu último campeonato foi neste final de semana em Gramado, o Abu Dabhi Jiu-jitsu Pro, o qual não subiu ao pódio mas saiu satisfeita com seu desempenho pois sabe que deu o seu melhor no tatame.

Dá uma conferida na entrevista que fizemos com a atleta que pretende também lutar o mundial:

O que o jiu-jitsu significa pra você?

O jiu jitsu vai além de uma modalidade esportiva. É uma terapia e também um estilo de vida.

Quais os desafios que você já enfrentou ou enfrenta por ser mulher e competidora?

Ainda existem muito preconceitos com relação a mulheres praticarem artes marciais, creio que o preconceito e a falta de patrocínio para mulheres sejam os dois principais desafios.

Qual sua rotina de treinos?

Treinos regulares todos os dias. Nas sextas-feiras o treino é livre. Faço preparação física voltada para o jiu-jitsu duas vezes por semana.

Qual sua finalização preferida?

Estrangulamento, partindo das costas.

O que significa para você uma mulher poder participar de campeonatos?

Significada uma conquista enorme! Quando iniciei no jiu-jitsu havia pouquíssimas meninas competindo em grandes campeonatos e hoje já temos grandes referências neste meio.

O que você faz antes das lutas para acalmar a ansiedade?

Antes das lutas eu não faço absolutamente nada. Para mim a ansiedade só passa depois da primeira luta. Mas a respiração diafragmática ajuda consideravelmente.

Posts relacionados