Fala galera, blz? O #AtletaDaSemana recebe hoje a Yacinta (Yaya) Nguyen, faixa marrom da Toronto BJJ, Canadá. Ela nos contou hoje um pouco sobre seus feitos em campeonatos, rotina de treinos e muito mais. Confira!
Yacinta era judoca de alto nível no Canadá, e em fevereiro de 2013 decidiu participar na seletiva do World Pro de jiu-jitsu em Montreal com o apoio de seu irmão que já treinava jiu-jitsu. Para ela, foi a melhor decisão que tomou em sua vida: “Eu era faixa azul na época e achei interessante poder ganhar uma viagem com tudo pago pra Abu Dhabi. Já gostava muito da luta no chão e desde aquela competição, me apaixonei pelo esporte e acabei trocando o judô competitivo pelo jiu-jitsu. Sempre gostei de competir em alto nível e senti que o jiu-jitsu combinava mais comigo.”
Sobre as dificuldades que enfrenta, ela nos disse que o jiu-jitsu feminino do Canadá ainda está em fase de crescimento, então é difícil encontrar categorias cheias nas competições pra faixas mais avançadas. Por isso, para ela, é importante viajar ao exterior quando sempre que pode, para acumular experiência de competição.
Um mês antes de seus campeonatos, coloca o foco na competição e toma bastante cuidado pra não se machucar nos treinos. Disse que tenta treinar os pontos fortes e fracos do seu jogo e manter um bom ritmo de treino. Além disso, ela treina muitas repetições e as técnicas que vai usar na competição. E uma semana antes, treina de leve pra conseguir se recuperar bem. De acordo com a atleta, este ano, precisou perder peso pro Mundial de Abu Dhabi, então fez uma dieta pra bater o peso. Começou a dieta um mês antes e aumentou o quantidade de cardio na preparação física. Normalmente, não costuma fazer nada dois dias antes da competição, buscando relaxar bastante e dormir bem.
Sobre seu meu maior ídolo no esporte, ela falou sobre seu irmão, Dainis Nguyen. Apesar de ele não ser muito conhecido em nível internacional, ela afirma que ele é um excelente faixa preta e sempre foi seu melhor parceiro de treino.
“Ele é a pessoa que me incentiva a ser melhor, acredita no meu potencial, e continua me ajudando e inspirando todos os dias. Sem ele, eu não estaria onde estou hoje.”
Dá uma olhada nos títulos dela:
- Campeã no World Pro em Abu Dhabi 2013 (azul)
- Campeã no World Pro em Abu Dhabi 2014 (roxa)
- 3º colocada no World Pro em Abu Dhabi 2015 (roxa)
- Campeã Mundial IBJJF em Califórnia 2015 (roxa)
- 2º colocada (absoluto) no Mundial IBJJF em Califórnia 2015 (roxa)
- 3º colocada no World Pro em Abu Dhabi 2016 (marrom/preta)
- 3º colocada no Mundial IBJJF em Califórnia 2016 (marrom)
- 2º colocada (absoluto) no Mundial IBJJF em Califórnia 2016 (marrom)
Sobre suas lutas no Mundial de Abu Dhabi deste ano, ela nos contou que sua primeira luta foi contra a Katia Guimarães Pina (faixa marrom) e ganhou por finalização. A segunda luta foi contra a Monique Elias, e segundo ela, a luta foi bastante movimentada. Tentou uma queda, mas Monque puxou pra guarda primeiro. Conseguiu algumas vantagens durante a luta por tentativas de passagens e no final, conseguiu pegar as costas e tentou encaixar um estrangulamento. Acabou ganhando com 4 pontos e 4 vantagens.
Depois, a semi-final foi contra a Priscila Cardoso e a maior parte da luta foi trocando em pé, até que ela puxou pra guarda fechada e Yacinta levantou, abriu a guarda e tentou passar, mas não conseguiu tirar o pé. Acabou perdendo a luta por uma vantagem, por uma tentativa de queda. A última luta pra a medalha de bronze foi no dia seguinte, contra a Polyana Barbosa. Conseguiu dois pontos por uma queda no começo e depois, ficou presa na meia-guarda o resto da luta. Acabou ganhando por pontos: “No geral, foi uma excelente competição pra mim e fiquei bastante feliz com o resultado.”
Yacinta terminou a faculdade de Espanhol e Marketing este ano, e trabalha como recepcionista de hotel em Toronto. Para ela sempre foi complicado conciliar os estudos, trabalho e treinos, mas acha que o importante pra ela é nunca parar de treinar enquanto cumpre as outras obrigações, mesmo que um pouco. E, claro, muitas vezes acaba treinando menos do que queria antes das competições, mas disse que tenta criar uma rotina e seguir os horários de treino o máximo possível.
Sobre sua alimentação, ela afirma comer muitas frutas, saladas e ovos, mas adora doces também. Sempre toma uma vitamina com banana de manhã antes do treino e qualquer competição. Fora isso, disse que come de tudo e faz dieta antes de competir. Segundo ela, suas dietas sempre incluem limão, batata doce, e muitos vegetais.
No jiu jitsu, Yacinta tem como maior objetivo ser campeã mundial na faixa preta. Quer continuar competindo em nível internacional até atingi-lo. Além disso, para ela o jiu-jitsu é um esporte que lhe ajuda a criar hábitos saudáveis, além de mantê-la em forma. Portanto pretende continuar sempre treinando, ensinando e incentivando os outros.
“Acho muito importante acreditar em si. Sempre vai ter gente pra dizer que é difícil o impossível e muitas vezes são pessoas com boas intenções, mas é importante não deixar o medo deles atrapalhar o seu objetivo.”
E você, quem gostaria de ver por aqui?