Afim de trazer informações de quem entende do assunto, a BJJ GIRLS MAG traz hoje uma entrevista com Nelson Marques, que é lutador de Jiu jitsu, judô, sambo, combat samb, luta Livre submission, wrestling, luta olímpica, greco romana, karatê, kickboxing, boxe chinês, kung fu guarda d águia, wing chun kung fu e shuai xiao, professor também do Projeto Social Mais Educação, do qual já saíram campeões do pernambucano, mundial, e panamericano de Jiu jitsu.
Na matéria de hoje o Mestre Nelson irá esclarecer algumas de nossas dúvidas sobre a categoria Luta livre submission, que vem conquistando boa parte dos que já estão aptos a praticar a arte suave com o uso do kimono.
BGM: Qual a origem da luta livre submission?
A luta livre tem sua origem na era da criação, onde o homem teve que lutar para garantir sua sobrevivência. Usava-a para defender-se de outras tribos ou povos nômades, via combates à mão nua, corpo a corpo e mais adiante com armas.
A evolução da luta livre submission deu origem à todas as outras modalidades, ou seja, a mente do homem evoluiu e o fez desenvolver métodos mais eficazes para suas lutas, tanto com armas quanto corpo a corpo. A principal fonte de observação foi a luta dos animais, e desta forma foram adaptando as técnicas para cada tipo de oponente.
O único relato de lutas em modo competitivo encontra-se na Grécia Antiga em seus jogos olímpicos, até hoje inclusive muito praticadas na luta olímpica, naquela época era mais brutal mas de forma a fazer o adversário submetesse ao outro, sem a execução da vida.
Dizemos hoje q a Luta livre submission é a mãe das Artes Marciais. Como todo historiador tem seus críticos, eu sei que este relato algumas pessoas não concordam, mas como falei, cada um tem seu ponto de vista. Em relação ao Jiu jitsu podemos dizer que a luta livre submission é uma arte “mãe” do Jiu jitsu por que entre elas, a sua diferença é apenas o uniforme e sua parte de wrestling.
BGM: Como funciona a graduação?
A graduação no submission é a mesma do jiu jitsu: quem luta de faixa azul no Jiu jitsu, também tem o mesmo grau na luta Livre.
BGM: Qual a diferença da luta livre submission e o jiu jitsu?
São suas execuções nas competições, ou seja, as regras. A única diferença entre elas tornam-se suas regras e o tipo de vestimenta: no Jiu jitsu o kimono, na luta livre submission a malha colante. Ou só com o short, mas as federações preferem a malha, para sua caracterização. Roupas adequadas para a prática da Luta livre submission são as rashguards e shorts colados, próprios para este estilo, na altura do joelho, ou até mesmo o shorts usado em MMA.
BGM: Quais as regras que mudam do jiu jitsu para o submission?
Mudam as regras de chave de perna, que a partir da azul pode-se usar leg lock, com a perna, tanto por dentro ou por fora, todas as quedas altas e baixas e mão de vaca. De roxa acima todas as chaves de perna são permitidas, estrangulamentos todos permitidos, menos as técnicas que pegam cervicais.
BGM: Tem alguma posição no jiu jitsu que não é permitido aplicar no submission?
Sim, guarda aranha, não se aplica delariva, pois tem uma posição de sair dela que rompe o joelho do adversário que está aplicando-a. O submission é muito solto e rápido, enquanto o jiu jitsu prende-se mais em relação á pegada do kimono.
BGM: A luta livre submission é indicada para fortalecer o desempenho no jiu jitsu?
Sim, com certeza. Nossas pegadas se tornam mais fortes, todos podem treinar porque como te disse, uma modalidade ajudará na outra, e nas pegadas principalmente. Temos grandes mestres da luta livre submission, como o Mestre Brunocila, Mestre Abá, grande Mestre Eugênio Tadeu, mestre Ivan Gomes, Mestre Humberto Santos e o patrono que trouxe essa modalidade para o Brasil, o grande mestre Roberto leitão.
BGM: Quais os principais campeonatos que participou?
Sou tri campeão pernambucano, campeão brasileiro, vice campeão mundial… Tenho títulos do pernambucano e brasileiro, tanto eu quanto meus alunos. Também possuo título de campeão de beach wrestling (luta de praia).
Todas as formas de melhorar o nosso jiu jitsu são bem vindas, e toda qualquer luta que venhamos a praticar vai fortalecer o que já sabemos. Já experimentou treinar submission? Mesmo que seja uma vez na semana, em sua academia? Experimente acrescentá-lo em seus treinos, veja sua evolução, e conte aqui pra gente depois 😉
OSS…