O tatame e seus segredos microscópicos

O tatame faz parte da rotina de treinos de qualquer atleta de jiu-jitsu. Seja ele iniciante ou avançado, o tatame está presente. Por muito tempo os tatames eram feitos de palha (um tipo de tecido de palha entrelaçada). Atualmente, é comum se usarem em academias e torneios aqueles feitos a base EVA (material emborrachado formado por Etil-Vinil-Acetato).

Anúncio

Os tatames tradicionais que eram feitos de palha de arroz prensada e em seguida revestidos com esteira de junco. Os atuais, além do EVA, tem diferentes aditivos e pude encontrar inúmeros compósitos de tatame patenteados em banco de dados de patentes, como o Derwent Innovations Index.

A migração dos materiais tradicionais para o EVA ocorreu de forma muito natural, pois além do conforto e durabilidade, a limpeza é muito mais simples de ser realizada.

Apesar de todo avanço tecnológico, o tatame esconde segredos que muitas vezes são negligenciados. Segredos microscópicos que por muitas vezes são bastante prejudiciais à saúde humana, mas que podemos combater. Nos referimos, naturalmente, às bactérias que em muitas ocasiões se proliferam nos tatames por falta de uma limpeza mais adequada.

As bactérias de classes gram-positivas como a Kytococcus sedentarius e a Dermatophilus congolensis (também um bacilo gram-positivo), tanto juntas como isoladamente, são as maiores responsáveis por um distúrbio denominado ceratólise depressível (ou queratólise, ou ceratólise plantar). São infecções mais comuns em regiões quentes e úmidas e costuma atacas mais aos homens do que as mulheres.

Essas infecções são tratáveis desde que diagnosticadas adequadamente e os tratamentos tem um período médio de duas a quatro semanas. A melhor maneira de as prevenir é manter o tatame higienizado. Uma limpeza com pano úmido com um pouco de álcool costuma ser eficaz. Pés são os locais mais comuns de se observarem os efeitos das infecções, mas as mãos também podem ser afetadas. Veja aqui as imagens.

Portanto, cuidado com a limpeza e bons treinos!

Oss!



Clube de Vantagens BGM

Vinicius Martins Osteopatia

Pra galera do Rio de Janeiro: o Vinicius é osteopata e trata de atletas de ponta como Claudia do Val, Michele Oliveira, entre outros. Nossa parceria com ele concede 20% de desconto em qualquer atendimento. Corre lá pra marcar uma avaliação! >> @osteopatia_viniciusmartins

Receba conteúdo exclusivo sobre jiu-jitsu feminino!
Dicas, entrevistas e novidades direto no seu email. Grátis.

Não se preocupe, nunca enviamos spam

🥋 10% OFF COM CUPOM BGM10

Equipe-se para seu próximo treino

Kimonos, rashguards e equipamentos de jiu-jitsu feminino com 10% de desconto na Vouk Brasil.

Ver Kimonos na Vouk Brasil →

Posts relacionados