Quem nunca se encantou com uma criança vestida de kimono? E quando elas têm aquela carinha de brava, junto com um sorriso sincero? Assim é a nossa atleta de hoje. Sofia dos Santos Lima Nascimento tem apenas 9 anos, veste um kimono rosa claro da equipe Gracie Barra é faixa amarela e é pura fofura! Ela tem o jiu-jitsu em sua vida desde que nasceu, seu pai Carlos Alexandre Nascimento, tinha certeza de que, sendo menino ou menina iria parar nos tatames, e foi assim com Sofia: “eu treino desde dos 4 anos, meu pai ficava me jogando pra cima”, ela conta.
Ela sempre teve o pai como professor e grande incentivador. Desde cedo, Xande, como é carinhosamente chamado em sua academia, ensina a filha Sofia e seus irmãos (Carlos e Vinícius) os movimentos básicos do jiu-jitsu juntamente com os benefícios de se ter uma boa alimentação, aliada aos exercícios físicos e bons hábitos. A mãe de Sofia, Thelma, também apoia, e é ela quem cuida para que a alimentação de Sophia seja o mais saudável possível “eu não tomo refrigerante e também não como muito açúcar porque sei que me prejudica nos treinos”. Diz naturalmente.
Desde pequena, Sofia participa de campeonatos, e garante que não fica nervosa porque já se acostumou: “meu primeiro campeonato eu era faixa branca e não tinha nenhuma menina pra lutar comigo, tive que lutar com um menino faixa amarela, eu estava um pouco nervosa, mas deu empate e eu fiquei feliz porque levei uma medalha pra casa”. Com tanta determinação, Sofia já coleciona medalhas e alguns títulos:
Campeã Mercosul
Campeã Circuito Stance
Campeã Circuito Open JJ
Campeã Sulbrasileira 2015 CBJJE
Campeã Sulbrasileira CBJJE 2016
Campeã Circuito Stance
Campeã Circuito Open JJ
Campeã Sulbrasileira 2015 CBJJE
Campeã Sulbrasileira CBJJE 2016
Campeã Brasileira Kids CBJJE 2016
É admiradora da natureza e dos animais, por isso está sempre preocupada com a preservação do meio ambiente! Ela também adora passeios ao ar livre, gosta de passear de bicicleta, ler e brincar de boneca! Ela também faz aulas de jazz e adora dançar!
Devido a uma parceria do seu pai com a escola, grande parte dos amigos de Sofia também frequenta as aulas de jiu-jitsu na academia e todos treinam juntos “eu gosto muito porque assim tenho meus amigos perto de mim por mais tempo” diz a pequena. Seus treinos são as terças e quintas à noite, depois da escola. A parte que Sofia menos gosta nas aulas de jiu-jitsu é o aquecimento: “não gosto muito, acho chato, mas faço e sei que é importante”.
E, assim, Sofia deixa seu recado final:
Meninas, não desistam, eu sonho em ser uma faixa vermelha e vocês ainda vão me ver com ela.
Oss