Ciclo menstrual: afeta ou não o desempenho no jiu-jitsu?

O assunto que hoje é muito comum e repleto de dúvidas. A menstruação, a famosa TPM (Tensão Pré-Menstrual) e a influência desse período sobre o desempenho da atleta nos treinos e competições de jiu-jitsu.

É notório que a grande maioria das mulheres sofre com os sintomas da TPM, dentre eles, cólicas, dores nas costas (fazer guarda ganha um grau de dificuldade), dores de cabeça, inchaço, sensibilidade nos seios (cair nos cem quilos de alguém é três tapinhas, com certeza), irritabilidade (fale mal do meu jiu-jitsu que teremos briga), dentre outros.

Esse período é muito individual, nele há alternâncias entre os sintomas e a intensidade de acordo com o organismo de cada mulher. As cólicas, por exemplo, para algumas mulheres representam um desconforto leve e de fácil convivência; já para outras, há a necessidade de medicamentos e um esforço extra para seguir sua rotina. Nesse particular, a atividade física torna-se um remédio natural para o desconforto desse período, porque produz uma sensação de bem-estar, alguns estudos dizem que tem até efeito analgésico, acredito que sim, pois no auge do treino, eu nem me lembro de cólicas. Entretanto, devemos respeitar o nosso corpo durante esse período, cabe a cada mulher decidir se deve ou não, treinar durante o período menstrual.

Se você, assim como eu, acredita ser válido continuar treinando, devemos apenas tomar alguns cuidados, ter maior atenção com a higiene, colocar um absorvente de acordo com fluxo, hoje, encontram-se diversos tipos de absorventes no mercado e nos resta apenas escolher o que se adapta melhor em nós. Particularmente, eu prefiro os absorventes de cobertura suave e para a nossa segurança, deve-se colocar um short ou calça debaixo do kimono. Também recomendo usar um bom desodorante íntimo, porque, o importante é o conforto e a segurança durante o treino.

Outra coisa que me desagrada é a perda de força, nesse período fico realmente menos forte que o habitual, exigindo-me concentrar mais no treino e por enquanto conviver com isso, até a descoberta da solução. Mas o que fazer quando temos campeonato nesses fatídicos dias? Eu já tive a experiência de competir menstruada, não foi uma das melhores competições, mas, foi válida a experiência. Uma das coisas que mais me incomoda é o peso, por causa da retenção de líquidos, aumento de dois a três quilos, e isso me dificulta “manter na categoria”. Normalmente, faço o uso de chás diuréticos, evito sal, aumento a ingestão de água, evito industrializados, e incluo no cardápio melancia, melão, água de coco para amenizar esse “aumento de peso”. Como uma boa capricorniana fico tensa no dia da competição, e com a TPM, isso piora bastante, tento controlar sozinha, sem o uso de medicamentos e tenho obtido êxito. Nesse momento, a presença da equipe, ajuda bastante, bater um papo com as colegas de treino, descontrai e diminui a tensão.

Algumas mulheres fazem uso de anticoncepcionais, pílulas ou DIU (Dispositivo Intra Uterino) que interrompe a menstruação (não menstruam mais), outras alteram a data de tomar o anticoncepcional oral, evitando que a menstruação venha na mesma data que a competição, nesse caso, acho necessário consultar um bom médico especialista. Afinal, conforme eu disse,  cada organismo é único, e não devemos nos aventurar com anticoncepcionais sem a avaliação prévia de um médico.

A constatação de que o ciclo menstrual, realmente afeta o desempenho esportivo, foi demonstrada cientificamente em 1996, através do estudo das especialistas Judy Daly e Wendy Ey, permitindo-se elaborar o gráfico aqui apresentado

Fonte: Artigo Ciclo menstrual e desempenho esportivo - Dra. Maíta Poli de Araújo
Fonte: Artigo Ciclo menstrual e desempenho esportivo – Dra. Maíta Poli de Araújo

 

Através desse gráfico, nós, mulheres praticantes de jiu-jitsu, podemos nos orientar sobre os períodos de alto e baixo desempenho, nos permitindo inclusive  gerenciar melhor nossos treinos e competições.

Enfim, devido ao ciclo menstrual ser um período tão individual, cabe a cada mulher se conhecer e avaliar o que o seu corpo “diz”; isso é de tamanha importância, é a garantia de sua saúde. Em caso de dúvidas, o auxílio de um médico é sempre válido. O importante é se sentir bem, segura e confiante, cuidar de nossa saúde em primeiro lugar, pois somos mulheres, e isso é sinônimo de força!

Oss.

Posts relacionados

frases-para-jiu-jitsu

Melhores frases para jiu jitsu em 2024

Quais as melhores frases para jiu jitsu? É muito comum, quando chegam novos alunos na academia, eles ficarem super empolgados com a filosofia do jiu-jitsu,

graduação-no-jiu-jitsu

Graduação no jiu jitsu: como funciona?

A graduação no jiu jitsu é um dos aspectos mais fascinantes e motivadores para praticantes deste esporte. Quem não quer graduar, não é mesmo? Através