Força e superação: Entrevista exclusiva com Kelvin Clay

Quem conhece Agatha Christie? Ela foi uma romancista britânica, autora de mais de 80 livros. Seus livros são uns dos mais traduzidos de todo o planeta, superados apenas pela Bíblia e pelas obras de Shakespeare, com mais de 4 bilhões de cópias vendidas em diversas línguas. Faleceu no dia 12 de janeiro de 1976.

E Luís de Camões? Este foi um célebre poeta de Portugal, considerado uma das maiores figuras da literatura em língua portuguesa e um dos grandes poetas do Ocidente. Enquanto viveu queixou-se várias vezes de alegadas injustiças que sofrera, e da escassa atenção que a sua obra recebia, mas pouco depois de falecer a sua poesia começou a ser reconhecida como valiosa e de alto padrão estético por vários nomes importantes da literatura européia, ganhando prestígio sempre crescente entre o público e os conhecedores e influenciando gerações de poetas em vários países. Faleceu no dia 10 de junho de 1580.

Sabem o que eles têm em comum? A superação! Os dois sofriam de algum tipo de deficiência, Agatha era disléxica e Luís; deficiente visual. Eu poderia citar muitos outros como: Katharine Hepburn, Galileu Galilei, Walt Disney, até mesmo o Tom Cruise, que também superaram algum tipo de deficiência e são/foram excelentes no que fazem/faziam, mas hoje vou falar de um grande guerreiro: Kelvin Clay, também conhecido como Kelvin “Guerreiro” Clay, 20 anos,  um lutador brasileiro de jiu-jitsu, que hoje compete no Peso Galo do IBJJF.

kelvin 2

Artrogripose, também conhecida como artrogripose múltipla congênita (AMC), é uma doença congênita rara que se caracteriza por múltiplas contraturas articulares e pode incluir fraqueza muscular e fibrose (dores musculares fortes).  Apesar de tudo que a caracteriza, Kelvin não se abalou e começou a treinar Jiu-Jitsu!

“As pessoas que mais me apoiaram foram meu pai e meu mestre Piezi! Meu pai me levava às competições, ficava escondido chorando, não conseguia conter as emoções!” Disse o lutador à nossa entrevista.

kelnvin 3

BJJ GIRLS MAG: Quando você resolveu entrar no jiu jitsu? E como foi a reação da sua equipe e professores?

Kelvin: Num papo de sala de aula quando eu  tinha uns 15 anos, o pessoal comentou sobre o judô e quando comecei a fazer algumas aulas, alguns alunos falaram do jiu e acabei migrando! Logo conheci o Mestre Piezi da equipe Gracie Barra. Quando expliquei a situação e perguntei se haveria algum problema em treinar com eles, ele me respondeu: “Você já está atrasado!” – risos. Ele estudou sobre minhas limitações e desenvolvemos quedas e chaves pra mim, inclusive tenho uma chave com meu nome: Chave de Kelvin.

BJJ GIRLS MAG: Sua família sempre te apoiou ou ficaram preocupados com sua fragilidade quando você resolveu competir?

Kelvin: Meu primeiro campeonato minha mãe estava receosa, uns tios meus com muito medo de acontecer alguma coisa, mas eu muito empolgado, e ela mesmo nervosa, não deixou se levar, e meu pai sempre foi mais durão, mesmo tendo receio, tentava não demonstrar!

BJJ GIRLS MAG: Já tentaram te barrar em algum campeonato?

Kelvin: Pelo contrário! Sempre me convidam! Até hoje não sofri preconceito nos campeonatos, o jiu jitsu me acolheu.

BJJ GIRLS MAG: Você sabe que nosso site fala sobre mulheres no jiu jitsu, né? O que você acha das meninas no tatame?

Kelvin: Sei, claro! Vocês estão crescendo muito, Sinistras, Mulheres no Tatame, Guerreiras,… Acho demais! Admiro muito a Mackenzie, sensacional aquela luta com a Gabi Garcia, e uma atleta do nosso tatame Ana Laura! Além de embelezarem o tatame, mostram também a força e equilíbrio que podem ter! Infelizmente sei também dos preconceitos; namorado que não gosta, de ser considerada não feminina e são chamadas de formas pejorativas e desnecessárias. Mas isso não é motivo pra se abalar, eu não me abalei, por que vocês se abalariam?

BJJ GIRLS MAG: Aproveitando esse gancho, o que você falaria pras pessoas que não estão no tatame por medo de sofrerem algum tipo de preconceito?

Kelvin: Nós não nos devemos deixar pelos problemas, eles foram feitos pra serem resolvidos! Limites foram feitos pra serem quebrados, para serem derrubados, então jamais podemos ficar à mercê de qualquer problema ou preconceito. Então, nunca desistam, sempre foquem nos seus sonhos, sempre tracem o melhor caminho, tenham o plano A,B,C,D… até o Z, mas o importante é NUNCA DESISTIR!

Nossos agradecimentos sinceros ao lutador e parabéns ao Mestre Piezi pela inclusão!

Segue abaixo o documentário do Kelvin Clay:
https://www.youtube.com/watch?v=pkgfDoVFDgk

E você, hein? Qual a sua desculpa pra não treinar?

😉

Oss

Posts relacionados

frases-para-jiu-jitsu

Melhores frases para jiu jitsu em 2024

Quais as melhores frases para jiu jitsu? É muito comum, quando chegam novos alunos na academia, eles ficarem super empolgados com a filosofia do jiu-jitsu,

graduação-no-jiu-jitsu

Graduação no jiu jitsu: como funciona?

A graduação no jiu jitsu é um dos aspectos mais fascinantes e motivadores para praticantes deste esporte. Quem não quer graduar, não é mesmo? Através