Em busca de um sonho: Entrevisa exclusiva com Thamara Ferreira

Fala pessoal, tudo bem? O post de hoje é dedicado a uma pessoa muito especial e que eu sempre fui muito fã, desde que a conheci. Hoje temos uma entrevista muito bacana com a Thamara Ferreira, faixa azul sinistra da PSLPB Cicero Costha, que conta sobre como se apaixonou pelo Jiu-Jitsu e o que fez para poder se dedicar ao esporte. Confira!

BJJ GIRLS MAG: O que te chamou a atenção no Jiu-Jitsu e te levou a começar a treinar?

Thamara: Meu sonho sempre foi ser atleta e viver do esporte. Tanto é que comecei com a ginástica olímpica aos 7 anos, fui morar sozinha com algumas meninas em Guarulhos pra treinar com o técnico da seleção, estava no caminho certo, mas decidi parar aos 12 anos. Não conhecia o Jiu Jitsu até os meus 16 anos. Me imaginava em qualquer esporte, menos no Jiu.

Entrei na faculdade adiantada, com 16 anos e lá tinha um andar com um tatame enorme. Não aguentei muito e fui perguntar o que tinha lá. Me apresentaram o Jiu-Jitsu, e foi então que comecei a treinar. No início não gostava porque achava que era muito contato com os meninos. Mas com o tempo fui percebendo que aquilo mexia demais comigo, e que o contato físico não tinha nada demais, não era como eu pensava.

Passava o dia pensando nos treinos, quando vi já estava fazendo planos. Eu tinha desafios no meu dia-a-dia, mas se eu os enfrentasse ou não, não fazia diferença. Só que no Jiu eu quero enfrentar todos os desafios que me aparecem. Antes eu fugia deles, hoje não. Isso que me chamou atenção.

 

BJJ GIRLS MAG: Como você concilia a vida de faculdade, estágio, treinos e campeonatos?

Thamara: Faz um mês que larguei a faculdade, o meu estágio, e um pouco do conforto pra arriscar viver o meu sonho. Por muito tempo conciliei a faculdade de manhã, o estágio no período da tarde e o treino depois. Eu treinava uma vez por dia, e sabia que não era o suficiente. Estava empurrando a faculdade, porque não era o que eu queria fazer, e meu pai sempre quis que eu me formasse em direito. Então decidi largar tudo e seguir o meu sonho. Muitos acham loucura, mas loucura seria eu viver uma vida inteira com um sonho frustrado.

 

BJJ GIRLS MAG: Quanto tempo no esporte?

Thamara: Vou fazer 3 anos e meio de Jiu em dezembro.

 

BJJ GIRLS MAG: Quais os seus principais títulos? (branca e azul).

Thamara: Consegui alguns títulos importantes de um tempo pra cá na azul, fui campeã brasileira CBJJ 2014, campeã da seletiva de Abu Dhabi 2014, no Rio Fall Open IBJJF 2015 consegui peso e absoluto, bi campeã São Paulo Open CBJJ 2015, campeã peso e absoluto do são Open CBJJ no gi 2015, e campeã brasileira No Gi peso e absoluto CBJJ 2015.

 

BJJ GIRLS MAG: Sobre o crescimento do jiu jitsu feminino, você acredita que é somente uma “onda” que pode ir embora, ou acredita que a mulherada está entrando pra valer pra treinar?

Thamara: Tenho certeza que as meninas estão ganhando força no Jiu, hoje eu vejo multi campeãs dando show, mostrando que tem vontade, caindo pra dentro mesmo nos campeonatos e mostram que não estão pra brincadeira. Acredito que quanto mais o tempo passa, mais a gente vai ter o que mostrar. Estamos conquistando nosso espaço aos poucos.

 

BJJ GIRLS MAG: Como é sua preparação física e rotina de treinos?

Thamara: Hoje faço treinos de manhã, e alguns dias da semana faço preparação física a tarde.

 

BJJ GIRLS MAG: Como se prepara psicologicamente antes das lutas?

Thamara: Na verdade eu não me preparo psicologicamente pra nada rs, sempre fico muito nervosa, quase morro do coração antes das lutas, mas a vontade de sair na porrada continua ali rs.

 

BJJ GIRLS MAG: Quais os planos para o futuro?

Thamara: Hoje só planejo treinar muito mais, competir tudo o que for possível e conquistar títulos mais importantes ano que vem. Afinal estou em uma equipe que tenho tudo pra ficar dura, porque lá no Cição ou você mata ou morre, não tem como você não ficar dura rsrs.

Queria agradecer ao meu mestre Cícero Costha, a Oss Kimonos pelo suporte, a minha amiga Bruna Beneton que esteve comigo desde o início, e aos meus demais amigos que estiveram sempre do meu lado.

Viram só? Thamara deixou faculdade e estágio de lado pra viver o sonho de ser atleta. Tudo tem um preço, e tenho certeza que vai valer a pena. Aliás, já está valendo! E você, qual o seu sonho dentro do esporte? Vou ficando por aqui e até a próxima. 😉 Oss!

Posts relacionados

frases-para-jiu-jitsu

Melhores frases para jiu jitsu em 2024

Quais as melhores frases para jiu jitsu? É muito comum, quando chegam novos alunos na academia, eles ficarem super empolgados com a filosofia do jiu-jitsu,

graduação-no-jiu-jitsu

Graduação no jiu jitsu: como funciona?

A graduação no jiu jitsu é um dos aspectos mais fascinantes e motivadores para praticantes deste esporte. Quem não quer graduar, não é mesmo? Através