Como ser gentil no tatame?

Hoje, 13 de novembro, é Dia Mundial da Gentileza. Pequenas ações podem fazer a diferença quando falamos em ser gentil. Seja com as pessoas que estão a sua volta, seja com alguém que você nem conhece. Às vezes, um simples ‘obrigada’, um ‘bom dia’, já vai cativar o próximo, que vai fazer com o outro e por aí vai.

Anúncio

Mas, e no tatame? Ele vira a segunda casa de muita gente que faz jiu-jitsu. Portanto, precisa ser um lugar em que as pessoas se sintam bem. O que podemos fazer então para melhorar o convívio no dojo?

  1. Seja receptivo(a): todo mundo já teve o seu primeiro dia de treino. Já pensou se não te tratassem bem logo nesse dia? Talvez você não ia voltar. Pelo menos, não para aquela equipe.
  2. Explique as regras: para quem está há mais tempo treinando, muitas coisas já são automáticas. Mas quem começa não sabe, ou vai ter dificuldade para se acostumar. Explique o que fazer e o que não fazer no tatame, como se comportar. Não deixe a pessoa se virar sozinha.
  3. Ajude os menos graduados: você é exemplo para aqueles que estão nas faixas abaixo. É preciso ter atenção, auxiliar no desenvolvimento deles. Se você dá um mau exemplo e trata alguém mal, essa pessoa vai fazer o mesmo lá na frente com quem estiver abaixo dela.
  4. Tenha paciência: o jiu-jitsu é complicado, cheio de detalhes, e uns terão mais dificuldades que outros. Ao explicar uma posição, entenda isso e tenha paciência. Principalmente se você for ou quiser ser professor(a).
  5. Não forme “panelinhas”: é claro que a gente cria afinidade mais com algumas pessoas do que com outras, e isso não tem problema nenhum. Mas dentro do tatame, não é legal ficar no canto com o seu grupinho enquanto os outros estão isolados.
  6. Respeite seus adversários: reconheça que quem está lutando com você, batalha e trabalha duro para estar ali, assim como você. Portanto, tenha respeito e reconhecimento.
  7. Cuidado com seus parceiros: treinar duro é diferente de treinar para machucar. Não treine de maldade. Isso só faz com que o clima na academia seja hostil. Se perceber que alguém fez isso, fale com seus professores.
  8. Seja bom ouvinte: escutar e ter atenção ao que os seus professores falam é fundamental. Saiba a hora de ouvir e a hora de perguntar.

Em tempo: também é muito importante ser gentil com você mesmo! Como? Não se cobre demais. Saiba o limite do seu corpo e da sua mente. Entenda que descansar também é fundamental. Respeite cada momento da sua evolução. Entenda que cada coisa tem o seu tempo. Você não merece uma cobrança além do aceitável. O jiu-jitsu é um estilo de vida, e queremos ser felizes nele, não é?

A palavra chave quando falamos de gentileza é empatia. Fazer o exercício de se colocar sempre no lugar do outro te torna uma pessoa mais leve, que entende mais as questões (suas e do outro). Gentileza gera gentileza.

O que você faz para ser mais gentil no tatame? Comenta aqui! 🙂



Assessoria de Atletas

Um dos nossos serviços aqui no BGM é a assessoria de atletas. Está precisando dar um up nas suas redes sociais, ajuda para buscar patrocínios e melhorar sua imagem como atleta? Venha fazer parte desse time de atletas assessorados. Mande uma mensagem para saber mais!

Selo Mulher Segura

Sua academia pode ser certificada como espaço seguro para mulheres.

Saber mais →

Receba conteúdo exclusivo sobre jiu-jitsu feminino!
Dicas, entrevistas e novidades direto no seu email. Grátis.

Não se preocupe, nunca enviamos spam

🥋 10% OFF COM CUPOM BGM10

Equipe-se para seu próximo treino

Kimonos, rashguards e equipamentos de jiu-jitsu feminino com 10% de desconto na Vouk Brasil.

Ver Kimonos na Vouk Brasil →

Posts relacionados

Faixa Roxa de Jiu-Jitsu: Guia Completo

Tudo sobre a faixa roxa no jiu-jitsu: o que muda, tempo de graduação, o que se espera nessa fase e os principais desafios. Guia completo para evoluir.