O que você precisa saber antes de começar a treinar jiu-jitsu

No artigo de hoje, vamos falar um pouco sobre o que você precisa saber antes de começar a praticar jiu-jitsu. Sente, pegue um café ou uma água e boa leitura!

A primeira coisa que você precisa saber antes de treinar jiu-jitsu

Como todas as outras artes marciais, o jiu-jitsu preza pelo respeito acima de tudo, o que não se aplica apenas dentro da academia, mas também fora dela. No jiu-jitsu de hoje, não é incentivado brigar na rua, arrumar confusões (principalmente usando golpes de artes marciais), mesmo que você já tenha ouvido histórias antigas de pessoas do nosso esporte que brigavam. Podemos dizer que antigamente haviam muitas brigas de equipes, mas com toda certeza, Isso não é ensinado para crianças nem para adultos, afinal, a essência do jiu-jitsu são valores como o autocontrole, disciplina, respeito, entre outros.

Contato físico ao treinar jiu-jitsu

Outro ponto importante é a questão do contato físico. Ao treinar jiu-jitsu, é possível que você se machuque, principalmente no início, afinal, está aprendendo uma habilidade nova. Por isso, a maioria dos professores de jiu-jitsu tomam muito cuidado com os faixas brancas, pois podem machucar devido à falta de experiência.

É importante também aprender a dosar a força e equilibrá-la com a técnica. Evite movimentos bruscos, pois você pode acabar machucando o seu parceiro de treino. Respeite seus limites! Essa é a regra mais importante. Se uma finalização estiver bem encaixada e justa, pode dar os três tapinhas – “bater”, como costumamos falar, não vai te tornar mais fraco ou mais forte. Todo mundo no tatame já bateu e continua batendo.

Também é importante falar sobre os cuidados com o corpo. Sua pele, principalmente os dedos, podem ficar machucados devido ao atrito durante os treinos, mas isso é normal no começo. Use esparadrapo ou bandagens para proteger as áreas mais sensíveis. Além disso, é possível que sua orelha sofra alterações devido aos atritos constantes, mas isso não é sinônimo de ser bom ou ruim no jiu-jitsu. Cada pessoa tem uma experiência diferente. Algumas pessoas tem a orelha mais “mole”, e outras, mais resistente, vai de cada um!

Treinar jiu-jitsu: como é para as mulheres?

No jiu-jitsu, as mulheres estão crescendo cada vez mais, mas ainda é um esporte predominantemente masculino. É comum entrar em uma academia e ver a maioria dos alunos como homens. No entanto, há cada vez mais academias com mulheres praticantes. Podemos citar a Nika Schwinden como exemplo, que tem uma turma só de mulheres. A AVIV Jiu-Jitsu, nos EUA, que é específica para mulheres. Se você é uma mulher que está começando, não desanime. Procure uma academia que ofereça um ambiente acolhedor e um apoio adequado para você.

Sua trajetória

Durante a trajetória no jiu-jitsu, você vai aprender muito e terá pessoas para te ajudar ao longo do caminho. No começo, as pessoas mais graduadas geralmente têm o cuidado de orientar os iniciantes e dar dicas para melhorar. Ouça-os atentamente, tenha disciplina e continue treinando, de forma que os movimentos se tornem automáticos durante o processo. Se você é mais graduado, lembre-se de ajudar os iniciantes e dar as boas-vindas a eles. Todos nós já passamos por essa fase inicial e é importante ter empatia e incentivar a jornada de cada um.

Por fim, é fundamental aproveitar o aprendizado de cada treino e não ter medo de sair da zona de conforto. O jiu-jitsu é um esporte desafiador, mas também muito gratificante. Tenha paciência, respeite seu corpo e divirta-se nessa jornada.

Esperamos que essas informações sejam úteis para quem está começando no jiu-jitsu. Se tiverem mais dúvidas, fiquem à vontade para perguntar. Compartilhe se você gostou!

Posts relacionados

frases-para-jiu-jitsu

Melhores frases para jiu jitsu em 2024

Quais as melhores frases para jiu jitsu? É muito comum, quando chegam novos alunos na academia, eles ficarem super empolgados com a filosofia do jiu-jitsu,