Atleta da Semana: Laura e Luiza Sileci

O Atleta da Semana de hoje vem em dupla! Tive o prazer de conhecer as irmãs gêmeas que estão ficando conhecidas pelos seus pódios: Laura e Luiza Sileci.  Num bate papo descompromissado, pedi para que contassem um pouco da trajetória de sucesso que ambas estão trilhando.

Luiza é faixa azul e treina desde os 17 anos por influência da irmã gêmea que começou mais cedo. “Meu primeiro campeonato foi em 2017 e confesso que nunca vou esquecer. Perdi em menos de três minutos. Achava que estava boa o suficiente para entrar num campeonato e já lutar com meninas treinadas. Porém, percebi que não é nada fácil.”

Depois disso, entrou para o centro de treinamento Team Cruz, em Santana de Parnaíba, onde encontrei muito mais que jiu-jitsu. “São uma família acima de tudo. Os mestres André e Jonathan Cruz me receberam perfeitamente bem, com portas e braços abertos.” Foi lá que ela conheceu o mestre e professor (e namorado!) Vando Silva, um atleta e competidor que veio de Alagoas. “No primeiro dia, ele me perguntou qual era minha meta no jiu-jitsu. E minha resposta foi o que me tornou ser o que sou hoje, que ‘quero treinar para ser a melhor, a melhor na minha faixa, na minha categoria. Quero competir e dar o meu melhor para quem sabe um dia ser campeã Mundial'”, lembra.

E foi. “Após um grande trabalho e preparação por trás das vitórias, fui participar do Campeonato Mundial 2019. Os treinos ficaram mais intensos do que já eram. No grande dia, eu tive lutas com meninas muito duras, mas não deixei que nada pudesse me impedir de realizar um dos meus sonhos. Dito e feito, graças a Deus tudo saiu melhor do que o planejado. Sou campeã mundial de Jiu-Jitsu e a mais nova faixa azul, graduada no pódio em primeiro lugar. Não tem sensação melhor do que a realização de um sonho. E a história só começou. Agora de faixa nova, já fui campeã paulista lutando com meninas de alto nível”, comemora. Além de campeã mundial de Jiu-Jitsu, também já foi medalhista em diversos campeonatos nacionais e internacionais, consecutivos, invicta por pontos e finalizações.

Laura tem 19 anos e é faixa roxa de jiu jitsu. Começou pelo judô aos 11 anos em um projeto social em Santana de Parnaíba com a professora Magali. “O tempo foi passando e ela foi vendo que eu me destacava nas aulas até que um dia me chamou para fazer jiu-jitsu com ela em Barueri. Eu tinha um preconceito com jiu-jitsu por ser um esporte de muito contato, mas não deixei de experimentar a aula.”

Depois de 1 semana de aula experimental, se apaixonou pelo esporte e estava convicta de que era isso que queria para a sua vida. “A partir de então eu treinei todos os dias. Entrei em campeonatos e essa virou minha paixão! Peguei as faixas laranja, verde, azul e atualmente estou na roxa! Com certeza o jiu-jitsu é minha paixão e não foram à toa meus 8 anos no esporte! Ainda vou mostrar ao mundo que todos deveriam fazer jiu-jitsu, pois é essencial na vida de todos como atividade física e mental!”

Influências

“Sobre inspirações no jiu jitsu, é bem difícil citar um nome, pois o jiu-jitsu feminino se expandiu demais nos últimos anos e estamos com muitas mulheres boas que representam muito bem o esporte!” Mas elas gostam muito da Bia Mesquita, Ffion Davies, Luiza Monteiro, Claudia do Val, Jéssica Flowers, dentre várias outras. “Sem dúvidas todas nos inspiram a sermos melhores.”

Objetivos

As irmãs pretendem viver do jiu-jitsu. “Almejamos ser campeãs mundiais faixa preta e sem dúvida estar no ranking mundial das 10 melhores do mundo. Com isso, desejamos transmitir às pessoas a felicidade de praticar este esporte e incentivar cada uma delas a treinar.”

Posts relacionados

competidora-de-jiu-jitsu (1)

A solidão da competidora de jiu-jitsu

O número de atletas mulheres em competições de jiu-jitsu mundo afora tem crescido consideravelmente. Porém, a verdade é que a grande maioria dessas atletas não