A escolha do meu kimono


Atualmente, a faixa e o kimono de jiu-jitsu são indispensáveis para a prática do esporte. Porém no inicio não era desta forma como podemos ver em fotos antigas da  Família Gracie eram utilizados kimonos de judô ou similares. Decidir qual kimono comprar até que você acerte um tamanho, marca e modelagem é como “comprar uma roupa para sair” para nós mulheres brasileiras escolher um kimono que realmente nos defina não é uma tarefa fácil.

Existem kimonos para treino, e aqueles que são ideais para competições. Os modelos para competições devem seguir as regras da IBJJF (Internacional Brazilian Jiu-jitsu Federation), que possui uma série de critérios com relação às vestimentas dos lutadores e que regulariza o esporte, as cores permitidas são branco, preto e azul royal. Essa questão é bem pessoal e você pode escolher de acordo com o seu gosto. Normalmente, os kimonos que são usados em eventos deste porte devem estar mais novos, sem rasgos ou patches e bordados em locais proibidos. Além de que os competidores, logicamente, gostam de passar uma boa impressão aos seus adversários.

O kimono pode parecer uma vestimenta bem simples, mas ele tem muitas particularidades que devem ser observadas na hora da escolha como tamanho, bordados, composição do tecido, a calça e o jaleco (sim este é um item muito importante, pois hoje as lapelas já são de e.v.a nos trazendo um maior conforto ainda). Como qualquer roupa o kimono possui tamanhos diferentes. O cálculo do tamanho ideal se baseia de acordo com a altura e o peso dos praticantes. É importante que ela fique confortável e não muito justa, porque ele pode encolher na primeira lavagem.

Os kimonos femininos são conhecidos pela letra “F”, os masculinos são pela letra “A” e os infantis pela letra “M” e todos variam de acordo com o tamanho. Existem inúmeros tipos no mercado, mas os melhores são aqueles feitos com 100% de algodão trançado, por questões de conforto, mobilidade e ajuda nos golpes. Optar por um modelo confortável é imprescindível para a prática deste esporte.

Nós, o público feminino, somos as que mais nos preocupamos com a vestimenta adequada para a prática do jiu-jitsu. Estar com o kimono limpo é sinônimo de higiene! Saliento que é de suma importância o uso de rash guard/ top/ body e bermudas/ calças. Mas é dever de todo o lutador estar em dia com a sua higiene pessoal e de seu kimono para entrar no tatame. Higiene é sinal de respeito com suas amigas e companheiras de treino! Porque convenhamos, não há nada mais desagradável do que treinar com alguém com o kimono sujo!

Nosso kimono é a nossa armadura! Ele nos define!

Qual sua reação

Curtir Curtir
0
Curtir
Amei Amei
0
Amei
Haha Haha
0
Haha
uau uau
0
uau
Triste Triste
0
Triste
Grr Grr
0
Grr

Comments 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A escolha do meu kimono

log in

reset password

Voltar para
log in