Atleta da Semana – Bárbara Barbosa

Foto: Henrique Rodrigues

Fala, galera! O Atleta da Semana de hoje recebe Bárbara Barbosa, faixa marrom da Soul Fighters, da Tijuca, RJ. Bárbara tem apenas 23 anos, mas já carrega uma boa bagagem de jiu-jitsu e muita história pra contar. Vamos conhecer um pouco mais sobre a fera? Boa leitura:

Bárbara conta que sempre praticou esportes, desde os 3 anos de idade. Aos 14 anos, entrou em um projeto social de luta olímpica, e nesse mesmo lugar havia uma academia de jiu-jitsu e então decidiu conhecer. Ela treinou por uma semana e teve que parar por causa da natação, pois os horários não coincidiam. Com 17 anos um amigo a levou para um projeto social de jiu-jitsu e cada vez mais foi se identificando com esse esporte.

“Comecei a treinar e competir com 2 meses treino, isso foi em 2011 e até hoje não parei.”

Sobre as principais mudanças que o jiu-jitsu lhe trouxe, ela diz que foi respeitar as pessoas, independente da sua graduação, idade, se é competidor ou não. Ela procura sempre respeitar de forma igual, assim como no seu dia-a-dia.

Olha só os títulos da Bárbara:

barbara
Campeã peso e absoluto BH Open 2017 (Reprodução: Instagram)

2x Campeã Brasileira CBJJ
2° Lugar Europeu 2014
2° Lugar Pan Americano IBJJF
3° Lugar Mundial IBJJF
Campeã Rio Open, São Paulo Open, Curitiba Open, Belo Horizonte Open.

Para conseguir todas essas conquistas em campeonatos, ela segue uma rotina forte de treinos. Segundo ela, treina jiu-jitsu todos os dias duas vezes ao dia e há pouco tempo começou a fazer também crossfit, associado a uma boa alimentação. No geral, ela conta que tem uma alimentação rica em verduras, frutas e legumes, evitando também frituras e refrigerantes. Mas como ninguém é de ferro, diz que acaba sempre comendo alguns chocolates e biscoitos!

“Sou uma formiguinha e acabo cometendo alguns deslizes nos chocolates e biscoitos.”

Em relação a 2017, Bárbara pretende lutar todos os Opens que conseguir na IBJJF e ainda completa:

“Meu foco é no Mundial, quero me sair bem esse ano para talvez eu ganhar minha faixa preta e poder me mudar e me dedicar 100% a isso. Almejo para futuro poder conseguir uma carga maior de treinos, resultando em uma melhor dedicação e resultados.”

 de Jiu-Jitsu 2013 (Arquivo pessoal)
Brasileiro de Jiu-Jitsu 2013 (Arquivo pessoal)

Sua posição preferida é a guarda X e seu momento mais importante no jiu-jitsu foi quando se tornou campeã brasileira em 2013, após um ano parada por problemas no joelho direito e também no seu retorno em 2016, após a cirurgia do joelho. Além das lesões, ela nos contou sobre algumas dificuldades enfrentadas no esporte como a falta de apoio de muitas pessoas e patrocínios, a distância até a academia, principalmente no retorno para casa por conta do horário (noite), e a falta de remuneração. Para conseguir seguir com a rotina de treinos, Bá rbara conta com o auxílio dos pais para todas as despesas já que ainda é muito nova.

“Eu não consigo me dedicar ao jiu-jitsu como eu quero devido à distância e por passar mais tempo viajando do que treinando, o que muitas vezes me leva a querer desistir da vida de atleta, eu realmente penso nisso, porém não consigo ficar longe dos treinos, o jiu-jitsu faz parte de mim.”

E não poderíamos finalizar sem que ela nos deixasse um recado de inspiração:

“Meu recado é que vocês sejam sinceros com vocês mesmos e com os outros, e que sigam seu coração em tudo. Que não desistam, mesmo quando tudo parecer não ter saída, se levante e continue em frente sem se importar com o que as pessoas irão dizer e sim com o que você realmente é, um filho de Deus e guerreiro pronto para batalhar sempre.”

Nós, da BJJ Girls Mag, agradecemos toda a atenção, simpatia e disponibilidade da Bárbara para compartilhar um pouco da sua história e nos motivar a prosseguir. Boas lutas e sucesso, sempre!

Oss

Edição: Leticia Barbi

Posts relacionados

frases-para-jiu-jitsu

Melhores frases para jiu jitsu em 2024

Quais as melhores frases para jiu jitsu? É muito comum, quando chegam novos alunos na academia, eles ficarem super empolgados com a filosofia do jiu-jitsu,

graduação-no-jiu-jitsu

Graduação no jiu jitsu: como funciona?

A graduação no jiu jitsu é um dos aspectos mais fascinantes e motivadores para praticantes deste esporte. Quem não quer graduar, não é mesmo? Através