Sobre ganhar e perder

Desde que entrei no jiu jitsu, sempre olhava para as fotos das meninas mais graduadas, competidoras, lutando os maiores campeonatos e levando lindas medalhas pra casa, e pensava: eu também quero estar lá. Com um mês e vinte dias de treino resolvi então me inscrever, e me perguntava: Será que não é muito cedo? E mesmo achando que não estava preparada, me inscrevi.

A gente sempre pensa não estar preparado… Fui, com o coração na boca, pernas tremendo, quase tendo um troço… fiz minha primeira luta, e não é que ganhei? Hoje eu vejo o vídeo dessa luta e dou muita risada, nada de técnica, muita força, explosão e o ouvido ligado no professor para poder fazer o meu melhor e ganhar. Na segunda luta acabei perdendo, mas também não me importei muito, afinal eu tinha um mês e vinte dias de treino. Ganhar uma luta pra mim foi sensacional! E o melhor era ouvir dos meus parceiros de treino: “continua, você tem futuro no esporte!”.

No próximo você vai melhor. Como toda faixa branca, era toda afobada, desesperada, característica que fui aprendendo a controlar com o tempo. Acho que na faixa branca lutei 9 campeonatos, e posso te falar uma coisa? Teve uma hora que de tanto perder, pensava: “acho que nunca vou conseguir um ouro”. Continuei me inscrevendo, lutando, sabia que precisava de mais, treinar mais, me dar mais, prestar mais atenção nos detalhes e manter principalmente a calma. E mais do que isso: precisava acreditar em mim. Até que um dia, acho que no quinto campeonato, me inscrevi de novo, e no dia do evento, acordei com um sorriso no rosto e pensei: “hoje é meu dia!”.

Dormi na casa de uma amiga que iria comigo me acompanhar, comi alguma coisa e fui. Estava tranquila, confiante, sabia que ia fazer boas lutas e que fosse o que Deus quisesse. Pensava comigo: “é hoje”. Entrei, lutei com meninas mais pesadas, fiz o meu melhor e não é que fui campeã? Tenho até hoje a foto do meu braço levantado, sabendo que tinha ganhado meu primeiro ouro depois de tanto perder… Foi aí que eu percebi que precisava acreditar mais em mim, no meu jiu jitsu, me garantir e não aceitar a derrota como havia feito em outros campeonatos.

Nesses 9 campeonatos na faixa branca, em todos eles eu trouxe uma medalha pra casa e junto com elas, um aprendizado novo: a cada campeonato eu voltava para a área de concentração mais tranquila, mais forte, mais confiante. A cada perda, um aprendizado diferente. Já fui finalizada em triângulo, armlock, nas costas, perdi por pontos, por vantagens, por desclassificação… se for contar tudo acho que ficaria dias escrevendo hahahaha! Mas o mais importante foi o aprendizado: foram posições que se eu tivesse acertado um pequeno detalhe, teria levado o ouro pra casa: um segundo que fez diferença, uma vantagem que seja, no jiu jitsu separa o perdedor do ganhador.

Toda vez que perdia voltava para o treino na segunda feira treinando justamente aquilo que garantiu a minha derrota. Mesmo ganhando ainda temos erros a corrigir, e sempre converso com meu professor pra treinar aquilo que levei, pra enxergar a posição que eu deixei entrar, pra defender e buscar uma saída. Essa, pra mim é a maior lição de um campeonato: você não está apenas representando a sua equipe: você está dando a cara pra bater, está entregando seus movimentos em busca de um algo mais, está se testando, se provando, dando seu melhor na frente de uma série de pessoas desconhecidas.

Está ali, com a adrenalina a mil, uns buscando premiação, outros diversão, mas independente do motivo, estão ali com a cara e a coragem que muitos não tem. Ganhar é fácil, o difícil é saber perder. Independente do resultado, vá pelo aprendizado, pra conhecer pessoas novas, pra fazer rolas mais pegados, mais acelerados. Todos entram com a intenção de ganhar, mas sinceramente? Todos que entram para uma área de luta são vencedores.

Vencedores porque se programam para pagar inscrição, para bater o peso, pra conseguir um kimono que esteja de acordo com a federação… quem olha lá a fotinho do pódio de primeiro, segundo ou terceiro não imagina todo o percurso que o atleta percorreu para estar lá. Muitas vezes a vitória já vem quando você bate o peso, ou simplesmente quando vê a aprovação da inscrição em seu e-mail. Fica aqui a minha homenagem aos atletas e coaches que fazem da competição um treino pra vida.

Bom fim de semana à todos 🙂

Posts relacionados

frases-para-jiu-jitsu

Melhores frases para jiu jitsu em 2024

Quais as melhores frases para jiu jitsu? É muito comum, quando chegam novos alunos na academia, eles ficarem super empolgados com a filosofia do jiu-jitsu,