Patrocinando sonhos – conheça o projeto social São Bonifácio JJ

Dando continuidade às nossas matérias sobre projetos sociais, hoje vamos falar sobre o projeto social que eu trabalho: São Bonifácio BJJ. Confira:

Há três anos minha família e eu viemos de “mala e cuia” pra cidade de São Bonifácio, na Serra Catarinense, de colonização alemã, onde jamais tinha-se ouvido falar em Jiu jitsu! Colocamos nossas placas de tatame no jardim, algumas crianças se aproximaram e foram chamando outras. Conseguimos um horário na quadra coberta da cidade, para que em dias de chuva também houvesse treino! E entre improvisos e alegrias, hoje temos um espaço cedido pela prefeitura, onde esta o nosso “dojô”.

Não foi fácil “Giujipsu” virar jiu jitsu por aqui, mas entre “carambotas e  “voaderas” tem muita emoção envolvida! “Brincadeiras no fim do treino”, aqui criamos um projeto social! E, com a ajuda do nosso mestre e amigo Leandro Brassolotto (Atos Rio Claro Lbjj), nos tornamos uma equipe, a São Bonifácio BJJ!!

Com o tempo, treinar com a temperatura de 6°C ja tinha virado rotina, para nós e para outros 44 alunos, divididos por idade, com aulas todos os dias em horários diferentes! E o melhor: gratuitamente! Tivemos campeonatos internos que foram verdadeiros encontros entre amigos. Vimos lágrimas de alegria e sorrisos de tristeza! Pessoas aprendendo a ganhar e a perder, e a se doar ensinando uns aos outros! Aprendemos dia a dia com cada um, e, parece “clichê” dizer, mas cada pessoa foi individualmente especial para o nosso crescimento!

Fizemos viagens para campeonatos. Sim, são viagens! Logo de cara são 1h hora de serra (que alias é linda e, vale cada quilômetro percorrido). Só quem mora longe da capital sabe o valor do suor desses atletas! E neste mês, tivemos tristemente que anunciar que, por motivo de trabalho, teremos que deixar a cidade e o projeto. É muito bom olhar pra trás e saber que dar aulas sem cobrar valor algum, verdadeiramente nos enriqueceu! Porém dizer adeus deixa um vazio enorme no coração, e tudo que não pode faltar se você quiser um projeto social é CORAÇÃO!

Você precisa dar aulas cheias e vazias com amor, precisa ouvir críticas e reclamações e ter muito amor pra lidar com elas. Entrar nisso é preparar aula e não ter aluno, é precisar viajar e ter a academia cheia! Tudo isso fez, uma faixa roxa e um faixa preta!  Sem nosso projeto, nosso sonho não se tornaria realidade e a nossa realidade jamais seria o sonho desses alunos. Assim como o nosso, existem outros projetos sociais no Brasil e no mundo que, sem dinheiro e sem apoio de patrocinadores, formam caráter e grandes atletas. Que de forma independente pagam suas inscrições, suplementos, passagens e tantas outras despesas, em busca do próprio sonho!

Ainda é difícil viver do esporte no Brasil, seja qual for a modalidade, você terá que ter garra e muita, mas muita determinação.

E você, já participou de algum projeto social? Tem vontade de criar um? Conte aqui pra gente 😉

Posts relacionados

frases-para-jiu-jitsu

Melhores frases para jiu jitsu em 2024

Quais as melhores frases para jiu jitsu? É muito comum, quando chegam novos alunos na academia, eles ficarem super empolgados com a filosofia do jiu-jitsu,