O mundo conspira a favor do jiu-jitsu

Serei criteriosa para seguir a regra quanto ao número de palavras, pois quando somos apaixonados por algo é difícil falar tão pouco. Essa arte, às vezes suave outrora explosiva nos faz flutuar dentro dos tatames e nos deixa leves quando saímos dele. Explicação? Não tem como explicar o que é treinar jiu-jitsu, você sente o jiu-jitsu, como num passe de mágica, vestimos o kimono e respiramos fundo, parece até que ouvimos uma voz lá dentro dizendo : “Como é bom fazer isso!”.

Bendito seja Conde Koma quando nos cedeu todo seu conhecimento e fez nascer nessa terra maravilhosa o nosso jiu jitsu, técnicas que foram cuidadosamente aperfeiçoadas, delicadamente explicadas, uma a uma até disseminar pelo mundo nossa arte, o nosso BJJ.

Chego a me emocionar ao analisar a profundidade de tal coisa, décadas atrás a vontade falou mais alto dentro de um homem que preferiu ensinar a guardar para si, preferiu viajar pelo Brasil mostrando o que o jiu jitsu era capaz. Participou de inúmeras lutas, ensinou, lutou, ensinou e ensinou novamente. Não podemos medir o quão importante foi a atitude de Conde Koma em compartilhar seus conhecimentos. Eu sou grata, todos somos!

Sou uma recém-nascida em se tratando de jiu-jitsu, afinal não se aprende tudo em 3 anos e meio de treino. Posso dizer que já passei da fase de “Introdução ao Jiu Jitsu”, agora estou naquela tão famosa fase em que é preciso ter persistência, treinar incessantemente para aperfeiçoar o que me fez chegar na Blue Belt, diferenciar técnica de “forçarada”, usar o jogo ao meu favor, inspira, expira, defende, berimbola, raspa, passa, ataca… não pára, cabe um ganchinho ali! Um treino seguido de outro, de segunda à sábado, acerta e erra, técnicas novas surgem e são incontroláveis as variáveis, cada um com seu jogo, com sua visão, um jogo sem fim, mas eu te pergunto: tem fim? E quem quer o fim?

Não, definitivamente não tem fim, o jiu-jitsu é um mar de técnicas, evolução e aperfeiçoamento, são como as ondas que não param, surgem em nossa mente, somos curiosos, será que funciona? Sim, funciona! Chega a ser inacreditável ver do que somos capazes.

Nos campeonatos então, ninguém quer ser raspado, vira um emaranhado de braços e pernas. Quem não conhece o jiu-jitsu não faz a mínima ideia do que está acontecendo, e nós que somos lobos famintos ficamos loucos, a mão transpira, aperta, uma vontade de gritar incontrolável para ajudar quem está dentro do tatame, outra vontade maior ainda de estar lá dentro… indescritível!

É tanta vontade que você não dá a mínima quando te dizem que seu kimono é pesado, ou que está calor demais pra vestir isso, ou fazer aquilo, ou pior, quando te dizem que seu kimono fede! Isso é um ultraje! Que fique bem claro para toda a nação que não treina jiu-jitsu: Nós amamos o cheiro do nosso kimono, nosso suor e nossa honra, todos os nossos esforços foram derramados nele, então não fale do nosso uniforme, a armadura nossa de cada dia é essencial!

O que seria de nós sem uma lapela? Aquela pegada que não estoura, engrossa os dedos, calos, unhas, o pescoço já era. Nós amamos isso!

Para encerrar, gostaria de citar um episódio que aconteceu comigo, na verdade não dá pra ser exata, pois aconteceu muitas vezes. Acredito que esse “episódio” seja unânime tanto para homens quanto para as mulheres. Quando comecei, meu pai me falou: “Como você faz essa luta agarrada com homens? Seu marido não se importa?

Então eu disse: “Pai, não existe maldade dentro dos tatames, a maldade está nos olhos de quem não conhece a arte. Quem está do lado de fora desconhece o respeito que existe lá dentro. O fato de pisar nos tatames já exige meu cumprimento, minha humildade e meu respeito. Só quem treina sabe do que estou falando.”

Eu sinto o jiu jitsu dentro de mim, respiro e alimento minh’alma quando estou dentro de um dojô, sou imensamente grata a Deus por ter direcionado meu caminho, mesmo que tardio, para dentro de um tatame de jiu-jitsu, pois é com ele que sigo minha filosofia de vida.

Osss.

Boa semana a todos!

Leia também: Por que amamos o jiu jitsu?

Posts relacionados

frases-para-jiu-jitsu

Melhores frases para jiu jitsu em 2024

Quais as melhores frases para jiu jitsu? É muito comum, quando chegam novos alunos na academia, eles ficarem super empolgados com a filosofia do jiu-jitsu,

graduação-no-jiu-jitsu

Graduação no jiu jitsu: como funciona?

A graduação no jiu jitsu é um dos aspectos mais fascinantes e motivadores para praticantes deste esporte. Quem não quer graduar, não é mesmo? Através